Priscila Bueno criou a Veste Vegana após curso de moda em Milão, promovendo reuso de tecidos e conscientização sobre moda sustentável.
Priscila Bueno, de 33 anos, é a criadora da Veste Vegana Foto: Divulgação/Veste Vegana A sustentabilidade é um conceito que está cada vez mais presente no mercado de moda brasileiro, mas ainda enfrenta obstáculos significativos. Priscila Bueno, de 33 anos, é uma das empreendedoras que está trabalhando para mudar essa realidade, investindo em moda sustentável e promovendo uma visão mais ecológica do setor.
No entanto, a falta de conscientização e os custos elevados de produção são alguns dos desafios que Priscila e outros empreendedores enfrentam ao tentar implementar práticas mais responsáveis e ambientalmente corretas em suas empresas. A sustentabilidade é um conceito que vai além da moda, envolvendo também a ecologia e o meio ambiente, e é fundamental que as empresas comecem a adotar práticas mais sustentáveis para garantir um futuro mais sustentável para o planeta. A moda sustentável é o futuro e é hora de começar a investir nela.
Uma Empreendedora que Apostou na Sustentabilidade
A empresária Priscila sempre esteve envolvida com a moda, desde que nasceu em uma família de donos de uma pequena fábrica familiar no ramo. No entanto, foi apenas após um curso de moda focado em sustentabilidade em Milão, na Itália, que ela decidiu iniciar seu próprio negócio. Três anos depois, a Veste Vegana é uma marca que colhe os frutos de sua aposta na sustentabilidade, com um aumento de 400% do faturamento no último ano.
A decisão de Priscila de criar uma marca sustentável não foi apenas motivada pela preocupação com o meio ambiente, mas também pelo lado social e econômico da sustentabilidade. ‘A minha proposta era criar uma marca que conseguisse ter o máximo possível de sustentabilidade dentro de um ciclo’, explica a designer de moda. ‘Quando eu comecei a estudar sustentabilidade, entendi que ela tinha mais de uma vertente. Então, o desafio era criar uma marca que pegasse todas essas vertentes da sustentabilidade’.
A Sustentabilidade na Moda
A Veste Vegana conta com uma série de medidas para reduzir seu impacto ambiental. Os resíduos que sobram dos cortes são reutilizados, e as etiquetas são feitas de um material termocolante que não precisa de papel. Além disso, os saquinhos para entrega são fabricados em TNT, um material com decomposição 300% mais rápida que embalagens tradicionais. A escolha do material das peças também é cuidadosa, com a viscolycra sendo a principal matéria-prima. Essa fibra é extraída da madeira e pode ser replantada, o que reduz o impacto ambiental.
Todas essas medidas resultaram em uma redução de 70% no uso de plástico. No entanto, elas também geram um custo maior para a produção. De acordo com Priscila, peças incluídas neste ciclo têm custo 30% maior do que as de produção tradicional. Mesmo assim, a Veste Vegana conseguiu emplacar no mercado após mudar a maneira como a marca era divulgada. ‘Quando a gente começou a fazer uma comunicação mais voltada para esses produtos, eles começaram a levar ali o selinho de sustentabilidade, isso trouxe um impacto’, explica Priscila.
A falta de conscientização sobre a importância da sustentabilidade é um dos principais desafios que a Veste Vegana enfrenta. No entanto, a marca está trabalhando para mudar isso, com um treinamento de funcionários e uma comunicação mais eficaz sobre a importância da sustentabilidade. Além disso, a Veste Vegana está trabalhando para reduzir ainda mais seu impacto ambiental, com a meta de se tornar uma marca completamente sustentável. Com a sua abordagem inovadora e comprometida com a sustentabilidade, a Veste Vegana é um exemplo de como a moda pode ser mais responsável e ambientalmente consciente.
Fonte: @ Terra
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