Gestão Sampa lançada em outubro de 2023, permite lojas virtuais em São Paulo, real tempo, redes sociais.
A Gestão Sampa, um sistema inovador de gerenciamento empresarial, marcou um novo recorde em número de empreendedores cadastrados no mês de novembro de 2024, com 1,5 mil entidades associadas.
Em sua estrutura de organização, a Gestão Sampa se destaca como um modelo eficiente de administração que abrange desde a coordenação até a supervisão de todos os processos comerciais, garantindo a maximização da produção e da eficiência. Trazendo gerenciamento de custos e recursos humanos, sua plataforma digital também é utilizada para a gestão de equipes, controle de estoques e direção estratégica da empresa, proporcionando aos empreendedores uma experiência de gestão personalizada e eficaz.
Implementação da Gestão de Sampa com foco em micro e pequenos negócios
A Gestão de Sampa, uma entidade da prefeitura de São Paulo, lançou em outubro de 2023 uma plataforma para apoiar micro e pequenos negócios nas periferias da capital paulista. A plataforma permite a configuração de lojas virtuais, realização de vendas, cadastro de clientes, fornecedores, produtos e serviços, gerenciamento de estoques, preços, orçamentos e pedidos.
Para utilizar a plataforma, é necessário ter uma empresa ativa e se cadastrar no site da Gestão de Sampa. O sistema foi pensado especialmente para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte, mas não existem restrições de enquadramento. Empresários que não residem na cidade de São Paulo também podem se cadastrar.
A falta de letramento digital é um dos principais desafios para que a plataforma seja mais amplamente utilizada, segundo Renan Vieira, diretor-presidente da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa). ‘É um desafio inserir mais pessoas no mundo digital, especialmente quem não nasceu dentro da tecnologia. Muitas pessoas ainda fazem o controle com papel e caneta’, afirma.
Além disso, também não é simples falar de sistema de gestão e explicar alguns conceitos. ‘Essa implementação, muitas vezes, exige uma readequação dos processos e da rotina do negócio. Deve existir uma disciplina para registrar as informações na plataforma, então algumas empresas são resistentes a mudar a forma como trabalharam a vida inteira’, diz Vieira.
Uma das estratégias é explicar ao empreendedor que o sistema está ali para ajudar e não atrapalhar o dia a dia do empreendimento. Segundo Vieira, o empreendedor pode potencializar o seu negócio e entender o tempo real se a empresa está indo bem depois que ele se adequa a essa rotina.
A organização está investindo em diferentes canais para chegar a mais empresários, especialmente redes sociais, com impulsionamento em publicações no Instagram e TikTok, e em campanhas Google Ads. ‘Também frequentamos eventos presenciais de empreendedorismo e divulgamos nas nossas unidades fisicas, espalhadas pela capital paulista, em que os analistas conversam com os empreendedores e mostram algumas das oportunidades dentro da Gestão de Sampa’, afirma.
O executivo diz que os empreendedores podem solicitar a presença de um atendente por e-mail ou por mensagens nas redes sociais da Ade Sampa, que pode visitar o estabelecimento e auxiliar na implementação da plataforma, gratuitamente.
Saúde financeira dos pequenos negócios
53,3% das empreendedoras controlam finanças do negócio em anotações e 53,3% das empreendedoras sentem que o gerenciamento financeiro é um dos principais desafios dos pequenos negócios. A recuperação judicial de PMEs dobrou em 2024, com 53,3% das empresas que não pagaram impostos no ano passado.
Taxas extras por serviços
Empresas podem cobrar taxas extras por serviços, mas é necessário verificar se há restrições legais ou regulamentares. A Gestão de Sampa começou a ser desenvolvida em 2022, e foi lançada em outubro de 2023, após cinco meses de homologação com a equipe da Ade Sampa e alguns empreendedores.
A plataforma estava próxima de 1 mil usuários, e deu um salto em novembro para 1,5 mil. A organização está investindo em diferentes canais para chegar a mais empresários, especialmente redes sociais, com impulsionamento em publicações no Instagram e TikTok, e em campanhas Google Ads.
Fonte: @ PEGN
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