Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo aponta que parte da nova geração de brasileiros sonha em abrir seu próprio negócio de empreendedorismo, com empreendedores potenciais de nível de escolaridade desse público em 2023.
Ao longo da sua vida, muitas pessoas sonham em fundar o seu próprio negócios, e o empreendedorismo é uma das responsabilidades mais importantes que podem ser adquiridas. De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com o Instituto de Pesquisa IDEIA, o empreendedorismo é o desejo profissional de três a cada dez jovens brasileiros até os 27 anos.
Neste mundo em constante mudança, o empreendedorismo é a chave para a criação de oportunidades e a realização de sonhos. Com o empreendedorismo, várias pessoas podem criar seus próprios negócios, colocando em prática suas ideias e habilidades. O empreendedorismo pode ser uma fonte de emprego para muitas pessoas e também pode ser uma maneira de contribuir para o crescimento econômico de um país. Com o auxílio do empreendedorismo, a sociedade pode se tornar mais competitiva e inovadora. Muitas empresas ajudaram a impulsionar o crescimento econômico com o empreendedorismo, destacando a importância da inovação e da capacidade de se adaptar rapidamente.
Empreendedorismo: Uma Força Econômica no Brasil
Pesquisas como a Monitor Global de Empreendedorismo 2023 (GEM) revelam que o Brasil possui uma grande base de empreendedores potenciais, com mais da metade das 47,7 milhões de pessoas nessa faixa etária entre 18 e 34 anos. Esse número é impressionante, especialmente considerando que o índice de escolaridade desse público é de 74,9% de pessoas com ensino médio ou universitário completo. Além disso, a pesquisa também mostra que aproximadamente 63% dos empreendedores potenciais são pessoas pretas ou pardas. O nível de escolaridade influencia significativamente no interesse em empreender, sendo que quanto maior a escolaridade, maior o interesse em ter a própria empresa.
Empreendedorismo: Uma Ferramenta para Inclusão Social
Os pequenos negócios são responsáveis por quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, representando uma força econômica que gera empregos e distribui renda. Estimular o empreendedorismo entre os jovens significa assegurar emprego, distribuição de renda e inclusão para milhões de brasileiros. A gestora Nacional do Desafio Liga Jovem, Elaine Novetti, destaca a importância da estimulação do empreendedorismo entre os jovens e afirma que o Sebrae está ao lado desses jovens com a realização de ações que impulsionem o protagonismo e o empreendedorismo.
Desafio Liga Jovem: Um Exemplo de Empreendedorismo
O Desafio Liga Jovem, realizado em 2024, contabilizou um salto impressionante de cinco vezes no número de equipes participantes e de 10 vezes no número de alunos em relação à 1ª edição. Além disso, 47% dos estudantes são do Nordeste, 52,7% são mulheres, 48,7% pardos e 89% dos estudantes foram de instituições públicas. Esses resultados mostram que os jovens brasileiros têm sede de educação, inovação, transformação e aprendizado, desde que sejam estimulados com propostas que dialoguem com a realidade deles. A competição apresentou quatro categorias (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior), abrangendo instituições de ensino em todo o país.
Importância do Empreendedorismo
O empreendedorismo é uma força econômica que gera empregos, distribui renda e assegura inclusão social. A estimulação do empreendedorismo entre os jovens é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. A realização de ações que impulsionem o protagonismo e o empreendedorismo, como o Desafio Liga Jovem, é essencial para que os jovens possam desenvolver habilidades e conhecimentos necessários para se tornar empreendedores exitosos.
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo