Durante três dias, eles planejaram a implementação do programa Nacional nas redes de ensino em 2025, trocaram experiências e aprofundaram a compreensão sobre a organização curricular e pedagógica da política da educação, participantes do evento e oficinas formativas técnicas dos Articuladores do Programa Escola das Adolescências.
A Escola, das, Adolescências; ; é uma política pública brasileira que visa criar espaços acolhedores para os adolescentes nas escolas com o objetivo de impulsionar a qualidade social da educação. Iniciada em 2018, o Programa Escola, das, Adolescências; ; é um marco importante para o Brasil e um dos principais objetivos é promover a inclusão e a valorização dos adolescentes em todo o sistema educacional do país.
Com o Encontro Formativo da Rede Nacional de Articuladores Técnicos do Programa Escola, das, Adolescências; ;, realizado em Brasília (DF), de 9 a 11 de dezembro, o Ministério da Educação (MEC) buscou reunir especialistas e educadores para discutir estratégias para implementar e fortalecer a política. O objetivo é qualificar os educadores e oferecer um apoio eficaz para que os jovens possam se desenvolver plenamente. A Escola, das, Adolescências; ; é uma política fundamental para a formação de cidadãos conscientes e respeitosos, e o Encontro foi uma oportunidade valiosa para discutir os desafios e conquistas dessa política. Para garantir o sucesso desse Programa, é fundamental manter a qualidade da educação e impulsionar a inovação no sistema educacional do país.
Reforçando a estruturação das políticas educacionais
A Escola das Adolescências visa melhorar o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes. O evento contou com a presença de técnicos articuladores do Programa Escola das Adolescências, que participaram de reflexões, vivências e oficinas de planejamento para a implementação da política nos territórios. A coordenadora-geral de Ensino Fundamental da SEB, Tereza Farias, enfatizou a importância do encontro para a troca de experiências entre as redes sobre as estratégias de apoio às transições escolares em curso.
A Escola das Adolescências visa ampliar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes adolescentes. O evento abordou a organização curricular e pedagógica da política, que visa melhorar o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes. De acordo com Farias, foram realizadas oficinas pedagógicas com os materiais de apoio para a implementação dos Clubes de Letramento Matemático, Científico, Literário e de Corporeidade e de Humanidades e Cidadania do Programa Escola das Adolescências. A formação é de extrema importância para orientar os entes subnacionais na implementação das ações de eixo de organização curricular e pedagógica do Programa Escola das Adolescências.
Avaliação do Programa Escola das Adolescências
O Programa Escola das Adolescências foi finalizado com a adesão de 17.639 escolas de anos finais, de 3.849 redes municipais e 27 redes estaduais. O Programa Escola das Adolescências visa melhorar o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes. O MEC investiu R$ 110,2 milhões. Em diferentes oficinas formativas, os técnicos da Renapea puderam conhecer os guias de apoio técnico aos Clubes de Letramentos, tirar as dúvidas com os especialistas autores dos Cadernos de Inovação Curricular, além de planejar a implementação nas escolas de anos finais que aderiram ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Escola das Adolescências, a partir do ano de 2025.
Reconhecendo a importância da integração
A técnica da Renapea do estado do Rio de Janeiro, Rita Manhães, enfatizou a importância do encontro para a educação pública do território brasileiro. O Programa Escola das Adolescências é a maior e melhor iniciativa que vivemos após muito tempo sem ações normativas para esse segmento de ensino. O encontro permitiu a troca de experiências entre as redes e aprofundou a compreensão sobre a organização curricular e pedagógica da política. Além disso, contribuiu muito para a integração entre estados e municípios e foi fundamental para a governança do Programa Escola das Adolescências.
Promovendo a integração e a governança
O encontro contou com a presença de vários especialistas, incluindo a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; a coordenadora-geral de Estratégia da Educação Básica, Ana Valéria Dantas; a coordenadora-geral de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), Mariana Filizola; a oficial de Projetos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Maria Rehden; e o especialista Herbert Gomes, da Universidade Federal da Bahia.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo