Planejar implementação do Base Nacional Comum Curricular nas redes de ensino fundamental e finais do ensino fundamental. Reorganização curricular pedagógica, troca de experiências e aprofundamento da compreensão. Cadernos de Inovação Curricular e Clubes de Letramentos.
É com grande expectativa que o Ministério da Educação (MEC) organiza o 2º Encontro Formativo da Rede Nacional dos Articuladores Técnicos do Programa Escola das Adolescências, evento que reunirá profissionais de diferentes estados do Brasil entre os dias 9 e 11 de dezembro. Com o objetivo de fortalecer a Educação e promover a melhoria contínua dos serviços oferecidos, este encontro visa a troca de experiências e a construção de um plano de ação compartilhado entre as equipes do programa.
Em meio ao cenário de mudanças constantes no sistema de Educação, é fundamental que os profissionais envolvidos no Programa Escola das Adolescências estejam atualizados sobre as melhores práticas e as diretrizes vigentes. O encontro formativo oferecerá oportunidades inestimáveis para os participantes se aprofundarem em temas como Ensino e Aprendizagem, buscando sempre meios inovadores para a consecução dos objetivos traçados. Além disso, o evento dará especial atenção à Aprendizagem como processo contínuo e essencial à evolução das equipes.
O Papel Transformador da Educação em Nossas Vidas
A reorganização da estrutura curricular e pedagógica da educação tem como objetivo principal garantir que os estudantes sejam preparados para o futuro. No contexto do Programa Escola das Adolescências, a reunião dos articuladores das redes de ensino visa planejar a implementação do programa em 2025, promovendo a troca de experiências e aprofundando a compreensão da reorganização curricular e pedagógica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o alicerce dessa reorganização, pois aponta para a estruturação da parte diversificada do currículo. Esse processo visa apoiar a estruturação da parte diversificada do currículo, de acordo com os critérios de regionalidade e as normativas vigentes para os anos finais do ensino fundamental.
A reunião permitirá planejar, de forma intencional, a implementação dos materiais de apoio para a implementação dos Clubes de Letramento Matemático, Científico, Literário e de Corporeidade e de Humanidades e Cidadania do Programa Escola das Adolescências, que são os Cadernos de Inovação Curricular. Esses espaços de inovação curricular são fundamentais para reconstruir novas maneiras de articular teoria e prática, a partir da mediação docente intencionalmente voltada à construção de situações de ensino e aprendizagem que promovam mais participação, protagonismo e autoria dos estudantes.
A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, participou da abertura da reunião. Segundo ela, a Secretaria de Educação Básica (SEB) sempre se preocupou com os anos finais do ensino fundamental. ‘Embora [essa etapa de ensino] não estivesse aparecendo como uma política prioritária, nós, da educação básica, nos preocupamos desde o início com esse segmento, que era chamado socialmente de ‘os esquecidos’, que são os adolescentes do 6º ao 9º ano’, explicou.
A SEB determinou as etapas dos anos iniciais do ensino fundamental e do ensino médio como prioritárias com seus programas Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e Pé-de-Meia. ‘Nós fomos aos poucos entendendo o que poderíamos fazer para proporcionar o direito a uma aprendizagem significativa, uma escola mais identificada com toda a potência dos nossos estudantes dos anos finais do ensino fundamental’, apontou.
A partir disso, a pasta conseguiu criar uma rede nacional para propor estratégias e tornar os currículos, no chão das escolas, mais próximos da realidade desses estudantes. O Programa Escola das Adolescências é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Esse programa visa garantir que os estudantes sejam preparados para o futuro, além de promover a reorganização curricular e pedagógica da educação.
A reunião dos articuladores das redes de ensino é um passo importante para garantir que o Programa Escola das Adolescências seja bem-sucedido. Com a reorganização curricular e pedagógica e a implementação dos Clubes de Letramento, o programa visa preparar os estudantes para o futuro e promover a reorganização curricular e pedagógica da educação.
Fonte: © MEC GOV.br
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