Aumento de inscritos na edição do ensino superior, com 94% dos concluintes do ensino médio da rede pública se inscrevendo.
Os dados por estado e município do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começaram a ser divulgados pela INEP na tarde de terça-feira, 19 de novembro, e podem ser acessados pela internet. O Enem é fundamental para muitos estudantes brasileiros, pois o resultado é utilizado por instituições de ensino superior para o processo de seleção.
Os dados preliminares do Enem 2024 mostram que, dos mais de 4,3 milhões inscritos, 73,4% participaram da prova em 3 de novembro, representando um aumento de 1,5% em relação à data do ano passado. O Exame é realizado anualmente e é uma oportunidade para que os estudantes do Ensino Médio avaliem seu conhecimento e se preparem para a vida acadêmica. Com o resultado do Enem, os estudantes podem ter acesso a programas de bolsa de estudos e permutas de cursos. Além disso, o Enem é utilizado por instituições de ensino superior para o processo de seleção, incluindo a reserva de vagas para os candidatos que atenderem aos critérios estabelecidos.
Aumento significativo no Enem
O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, apresentaram o balanço parcial do Enem após a aplicação. O evento ocorreu em Brasília (DF), e os dados mostram um aumento expressivo na inscrição dos concluintes do ensino médio da rede pública. Essa alta foi de 36% em relação à edição anterior do exame, quando 58% dos concluintes se inscreveram, e agora 94% participaram do Enem.
Desse total, 14 unidades da Federação apresentaram 100% de seus concluintes inscritos no Enem. A participação desses estudantes é considerada uma das coisas mais importantes dessa edição do Enem, conforme destacou o ministro Camilo Santana. O ministro atribuiu o aumento do número de inscritos ao impacto de políticas que incentivam a participação desses estudantes, como o programa Pé-de-Meia. As análises divulgadas são baseadas no Censo Escolar 2023, o mais recente levantamento estatístico disponível.
Os participantes que concluíram o ensino médio na rede pública e se inscreveram no Enem receberão uma parcela extra do incentivo, no valor de R$ 200, em 2025, após realizar os dois dias de prova. Os resultados finais do exame serão divulgados em janeiro de 2025. O Enem continuará no próximo dia 10 de novembro, quando os participantes resolverão itens de ciências da natureza e matemática.
O exame teve 10.766 locais de prova e 11.635 coordenações, nas 149.724 salas de aplicação, em 1.753 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação. Ao todo, 4.999 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário ou não atender orientações dos fiscais. Outras 689 pessoas foram afetadas por problemas como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo