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Home Educação

Ensino Médio em 2025: Nova carga horária e espanhol optativo – Descubra as mudanças!

Redação por Redação
10 de julho de 2024
em Educação
Leitura: 3 minutos
ensino secundário, estudos médios, colegial;

Rebeca BorgesEmilly Behnkeda CNN Brasília - Todos os direitos: © CNN Brasil

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Projeto aprovado pela Câmara aguarda sanção de Lula para reestruturação com nova divisão e formação técnica profissional.

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (9), o projeto que reformula o Ensino Médio.

O Ensino Secundário é uma etapa fundamental na formação dos jovens, preparando-os para o futuro. A reestruturação do Ensino Médio visa melhorar a qualidade dos estudos médios oferecidos, proporcionando uma educação mais completa e alinhada com as necessidades atuais da sociedade.

Reestruturação do Ensino Médio: Mudanças e Novidades

Agora, o Ministério da Educação (MEC) está na expectativa da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para efetivar as transformações de maneira prática. Segundo o parecer do relator Mendonça Filho (União-PE), a implementação de todas as normas está prevista para começar em 2025 – com um período de transição para os alunos que estiverem frequentando o ensino médio nesse período.

A principal mudança prática na vida dos estudantes será a nova carga horária total para os três anos de ensino médio. Atualmente, a legislação divide a jornada total de estudo da seguinte maneira: 1.800 horas para formação geral básica e 1.200 horas para itinerários formativos escolhidos pelos alunos – como linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. A carga total é de 3 mil horas, que devem ser cumpridas ao longo dos três anos de ensino médio – 5 horas diárias em cada um dos 200 dias letivos do ano.

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A nova lei aprovada pelo Congresso mantém as 3.000 horas, porém estabelece uma nova divisão, com aumento do período destinado à formação geral básica. Se Lula sancionar o texto conforme aprovado pelo Congresso, a divisão será a seguinte: 2.400 horas para formação geral básica; 600 horas para itinerários formativos (linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas).

Essas alterações são válidas para os estudantes que não optarem pelo ensino técnico. Atualmente, a elaboração dos itinerários formativos é de responsabilidade do Ministério da Educação. Com a aprovação do texto, os itinerários serão elaborados pelo Conselho Nacional de Educação, composto por membros da sociedade civil indicados pelo MEC.

Para os alunos que escolherem a formação técnica, a carga horária será dividida da seguinte forma: 1.800 horas para formação geral básica; 300 horas para aprofundamento de estudos em disciplinas da Base Nacional Comum Curricular relacionadas à formação técnica profissional; 900 horas para disciplinas do curso técnico escolhido pelo estudante. A oferta do ensino técnico poderá ser realizada em cooperação entre as secretarias de Educação dos estados e instituições credenciadas de educação profissional.

Apesar de tentativas de modificação no texto, o espanhol permanece como disciplina não obrigatória. Para o relator Mendonça Filho, o espanhol deve ser oferecido de forma adicional, como opção preferencial, de acordo com as possibilidades das redes de ensino. Ele ressaltou em seu parecer que a obrigatoriedade gera despesa pública de caráter contínuo. Além disso, para comunidades indígenas, o ensino médio poderá ser ministrado em línguas maternas.

No ensino noturno, a reestruturação do ensino médio traz consigo a necessidade de adaptações e novas abordagens para atender às demandas dos estudantes nesse período. A reformulação do ensino médio visa proporcionar uma formação mais completa e alinhada com as necessidades atuais dos jovens em sua jornada educacional.

Fonte: © CNN Brasil

Tags: Projeto
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