Alex Ávila, secretário de Portos, fala sobre licitação de canais de acesso aos portos com aprofundamento do calado e leilão de superterminal em Santos.
Em busca de concessões estratégicas para impulsionar seu crescimento, o Ministério dos Portos e Aeroportos tem se esforçado para modernizar os portos brasileiros, garantindo que possam recepcionar os navios de grande porte sem problemas de profundidade.
Para isso, os concessões vão desempenhar um papel fundamental, permitindo que empresas privadas investam em melhorias estruturais e tecnológicas nos locais de atracação, como a ampliação dos canais de navegação e a instalação de equipamentos mais eficientes. Além disso, a implementação de licitações transparentes e rigorosas ajudará a garantir que os investimentos sejam realizados de forma eficaz, com foco em projetos que arrendamentos privados possam gerenciar, como a construção de novos píeres e a modernização de equipamentos portuários. Com esses passos, o Ministério visa reduzir o gargalo de logística nos portos brasileiros, tornando-os mais competitivos e eficientes.
Trombas d’água no tráfego portuário
A burocracia no setor portuário brasileiro, especialmente em relação à licitação de dragagem e aprofundamento de calados, tem sido um problema crônico. A demora no processo licitatório leva a judicialização, estourando o prazo de execução das obras, e reduzindo o volume de carga que pode ser transportada, causando prejuízos em toda a cadeia. Além disso, essa demora aumenta os gargalos logísticos nos portos brasileiros, responsáveis por um prejuízo anual de R$ 21 bilhões.
A solução para esse problema está sendo procurada por meio de um modelo inédito de licitação de concessão de canais de acesso aos portos. Os vencedores desse leilão terão a obrigação de fazer dragagem e aprofundar o calado na área de desembarque de cargas. O primeiro leilão, do canal do porto de Paranaguá, no valor de R$ 1,07 bilhão, já está previsto para ocorrer no primeiro trimestre de 2025.
Esse modelo de licitação visa descentralizar a responsabilidade pela licitação de dragagem e aprofundamento de calados, tirando a diretoria executiva dos portos da função de comandar esses processos. Isso deve reduzir a burocracia e a judicialização, aumentando a eficiência no tráfego portuário.
A medida é parte de uma série de projetos do Ministério dos Portos e Aeroportos para atrair investimentos em 2025 e 2026. Estão previstas pelo menos 42 concessões e arrendamentos portuários, que devem gerar investimentos de R$ 14,5 bilhões.
Além disso, o ministério também está planejando o leilão de arrendamento do chamado Tecon 10 – que envolverá a expansão de 50% do terminal de contêineres STS 10 no porto de Santos, além da construção de um novo terminal de passageiros, no valor de R$ 4 bilhões.
A expansão dos portos e a melhoria das infraestruturas logísticas são fundamentais para o desenvolvimento do país e para a redução dos gargalos no tráfego de cargas. A implementação desse novo modelo de licitação pode ser um passo importante nessa direção.
Investimentos em expansão e aprofundamento
A expansão dos portos brasileiros é um tema de grande importância para o desenvolvimento do país. A necessidade de aprofundamento de calados e dragagem de areias e sedimentos tem sido um desafio crônico para os operadores portuários. A burocracia e a judicialização desses processos têm sido um obstáculo para a eficiência no tráfego portuário.
O modelo de licitação de concessão de canais de acesso aos portos busca resolver esse problema ao descentralizar a responsabilidade pela licitação de dragagem e aprofundamento de calados. Os vencedores desse leilão serão obrigados a fazer a dragagem e o aprofundamento do calado na área de desembarque de cargas.
O primeiro leilão, do canal do porto de Paranaguá, no valor de R$ 1,07 bilhão, é apenas o início de uma série de leilões que devem ocorrer em 2025 e 2026. Esse modelo de licitação visa atrair investimentos de grande porte para a expansão e a modernização dos portos brasileiros.
A expansão dos portos e a melhoria das infraestruturas logísticas são fundamentais para o desenvolvimento do país. A implementação desse novo modelo de licitação pode ser um passo importante nessa direção.
Ampliação de áreas públicas e redução de gargalos
A ampliação de áreas públicas dentro dos portos brasileiros é um projeto ambicioso que visa reduzir os gargalos logísticos e melhorar a eficiência no tráfego portuário. A diretoria executiva dos portos tem trabalhado para implementar esse projeto, que inclui a criação de novas áreas de estacionamento e a expansão de áreas de manuseio de carga.
O projeto de expansão de 50% do terminal de contêineres STS 10 no porto de Santos é apenas um exemplo desses esforços. Esse projeto visa aumentar a capacidade de manipulação de contêineres e reduzir os tempos de espera para a entrada e saída de navios.
A redução dos gargalos logísticos é fundamental para o desenvolvimento do país. A implementação do projeto de expansão de áreas públicas pode ser um passo importante nessa direção.
A licitação do túnel Santos-Guarujá e o projeto de expansão de áreas públicas dentro dos portos são apenas alguns exemplos das iniciativas do Ministério dos Portos e Aeroportos para melhorar a eficiência no tráfego portuário.
A expansão dos portos e a melhoria das infraestruturas logísticas são fundamentais para o desenvolvimento do país. A implementação desses projetos pode ser um passo importante nessa direção.
Leilões e investimentos em curso
A diretoria executiva dos portos brasileiros tem trabalhado arduamente para implementar um modelo de licitação inédito de concessão de canais de acesso aos portos. Esse modelo visa descentralizar a responsabilidade pela licitação de dragagem e aprofundamento de calados, reduzindo a burocracia e a judicialização desses processos.
O primeiro leilão, do canal do porto de Paranaguá, no valor de R$ 1,07 bilhão, é apenas o início de uma série de leilões que devem ocorrer em 2025 e 2026. Esse modelo de licitação visa atrair investimentos de grande porte para a expansão e a modernização dos portos brasileiros.
Além disso, o ministério também está planejando o leilão de arrendamento do chamado Tecon 10 – que envolverá a expansão de 50% do terminal de contêineres STS 10 no porto de Santos, além da construção de um novo terminal de passageiros, no valor de R$ 4 bilhões.
A expansão dos portos e a melhoria das infraestruturas logísticas são fundamentais para o desenvolvimento do país. A implementação desse novo modelo de licitação pode ser um passo importante nessa direção.
Fonte: @ NEO FEED
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