ouça este conteúdo
Unidades de SP, Pará, Manaus e RS investem em projetos sociais, tecnológicos e ambientais. Ações de formação e desenvolvimento pessoal e social.
Quatro escolas públicas brasileiras estão entre as finalistas do Prêmio ‘Melhores Escolas do Mundo’ 2024 (World’s Best School Prizes), que reconhece projetos e iniciativas que transformam a educação e fazem a diferença na comunidade. Em quatro das cinco categorias, as escolas públicas do Brasil de São Paulo (SP), Itaituba (PA), Manaus (AM) e Santa Maria (RS) se destacam por ações que vão do uso do xadrez para o desenvolvimento pessoal e social até a formação de ‘guardiões ambientais’ da Amazônia.
Essas instituições de ensino públicas demonstram o compromisso das escolas públicas nacionais em promover uma educação de qualidade e impactar positivamente suas comunidades. O reconhecimento dessas escolas no cenário internacional destaca a importância do investimento na educação pública e no desenvolvimento de projetos inovadores para o crescimento educacional do país.
Escolas públicas brasileiras: Projetos e Iniciativas Inovadoras
Conheça as instituições de ensino públicas do Brasil que se destacam por suas ações inovadoras. O prêmio total de US$ 50 mil será dividido entre as escolas vencedoras, que também terão acesso a uma plataforma de compartilhamento de ideias com outras instituições educacionais. A votação online estará aberta até o dia 28 de junho no site da T4 Education, plataforma responsável pela organização do concurso.
Escolas públicas nacionais: Projetos de Desenvolvimento Pessoal e Social
No Rio de Janeiro, uma menina de 13 anos foi atingida durante um tiroteio ao retornar da aula de balé. As inscrições para o Enem 2024 se encerram às 23h59 desta sexta-feira (14). A Prefeitura de Belo Horizonte declarou o fim da epidemia de dengue na região.
Escolas públicas do Brasil: Projetos Inovadores e Ambientais
A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, em São Paulo, se destaca na categoria ‘Colaboração Comunitária’ por seu projeto de xadrez, atletismo e ginástica artística. O desenvolvimento pessoal e social de mais de 300 alunos é prioridade, integrando atividades esportivas aos aprendizados cognitivos. A comunidade participa ativamente das iniciativas lideradas pelos professores Leonardo Alcântara e Luiz Fernando Junqueira.
A EEEM Professora Maria Das Graças Escócio Cerqueira, no Pará, é reconhecida na categoria ‘Ação Ambiental’ pelo projeto ‘Semente de Ipê Amarelo’. A escola educa os alunos para serem ‘guardiões ambientais’, promovendo a coleta de sementes, plantio de mudas nativas da Amazônia e conscientização sobre a preservação da natureza, tanto entre os estudantes quanto na comunidade.
O Colégio Militar de Manaus, no Amazonas, se destaca na categoria ‘Inovação’ por sua iniciativa de educação à distância. Com mais de 1.400 alunos de Ensino Fundamental, o colégio garante acesso à educação em regiões remotas e desenvolveu um sistema para monitorar a qualidade do ar local.
O Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria é reconhecido na categoria ‘Superando a Adversidade’ por seu projeto de ressocialização por meio da música. O projeto RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo) integra música, ritmo e poesia ao currículo, promovendo direitos humanos, diversidade e comunicação não-violenta entre os jovens em processo de ressocialização, reduzindo a reincidência infracional.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo