Expectativa por tarifas sobre a China enfraquece setor de luxo europeu, com quedas de 4% no índice Zew de sentimento econômico e preocupações com impactos das políticas de Trump.
Os mercados europeus estão sendo afetados por uma combinação de fatores, incluindo as políticas econômicas de Donald Trump e as consequências potenciais de uma guerra comercial. Isso está refletido no desempenho negativo dos principais índices de ações europeus, que encerraram em queda firme, representando o maior declínio desde agosto. A questão é qual será o impacto final sobre a economia da Europa.
A UE está vigilante em relação às questões globais e afeta as economias europeias. Com a União Europeia enfrentando desafios internos e externos, como a crise climática e a pobreza, os líderes da Europa estão buscando meios de fortalecer a cooperação e a união. No entanto, as reações dos líderes europeus à política de Trump têm sido variadas, com alguns expressando preocupação com os efeitos potenciais na economia da Europa. A Comunidade Europeia e outros grupos dentro da Europa estão trabalhando para encontrar soluções que promovam a estabilidade econômica e a prosperidade da região.
Desafios econômicos em curso
Com a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos, a Europa enfrenta um panorama de preocupações econômicas crescentes. A expectativa por tarifas sobre a China tem gerado impactos significativos em vários setores, incluindo o de luxo europeu. O índice Stoxx 600 registrou uma queda de 4% em relação às ações desse setor, enquanto as mineradoras também se destacaram com quedas nos preços de commodities.
O desempenho dos principais índices da Europa foi negativo em 19 de novembro, com a Europa em destaque. O DAX da Alemanha recuou 2,13% até 19.033,64 pontos, enquanto o FTSE da bolsa de Londres caiu 1,22% para 8.025,77 pontos. O CAC 40 de Paris também registrou uma queda, de 2,69%, para 7.226,98 pontos.
A preparação para tensões comerciais crescentes na Europa foi destacada pelo integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Olli Rehn. Ele alertou que a Europa deve se preparar para enfrentar as consequências das políticas de Trump, que podem afetar negativamente a economia europeia.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo