Maior parte dos 38.000 rondonienses inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio está ansiosa para começar a prova do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Em Rondônia, mais de 38 mil estudantes devem realizar o primeiro dia de exame do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no domingo (3). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as avaliações são aplicadas em 24 cidades do estado. O g1 observou a expectativa de alguns candidatos momentos antes de entrarem nas salas de exame.
As provas do ENEM são uma oportunidade para os estudantes avaliarem seus conhecimentos e habilidades adquiridas ao longo do ensino médio. Este é um momento importante para os candidatos, pois seus resultados podem influenciar sua futura carreira. “Estou muito nervoso, mas estou preparado”, disse um estudante. Para alcançar o sucesso no exame, é fundamental que os candidatos sejam bem preparados, realizando uma análise minuciosa das questões do ENEM.
Exame Nacional do Ensino Médio: estudantes de Rondônia se preparam para a prova
A estudante Paula Nascimento, de 18 anos, que mora em Itapuã do Oeste, no estado de Rondônia, está ansiosa para realizar o seu sonho de cursar enfermagem. Ela fará a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Porto Velho, mais de 100 km de distância de sua cidade natal. Paula contou que será a primeira vez que ela fará o Enem e que se dedicará para tirar uma boa nota. ‘Cheguei no local por volta das 8h da manhã. Acredito que a prova não vai estar tão difícil, se você deu uma estudada, dá para relembrar, nada é impossível’, afirmou a estudante.
Anny Gabriely, também de Itapuã do Oeste, vai fazer o Enem em Porto Velho. A estudante conta que acordou às 5h da manhã para se preparar. O sonho de Anny é cursar enfermagem na capital rondoniense, para isso, se preparou o ano inteiro para alcançar uma nota alta no Enem 2024. ‘Já participei de outras edições do Enem, mas antes era apenas para testar. Esse ano é para valer. Comparado com os anos anteriores, acredito que em 2024 a prova vai estar mais fácil’, disse Anny.
O Enem 2024 é uma oportunidade importante para os estudantes de Rondônia, que é o terceiro estado com o maior número de inscritos, somente atrás do Pará e do Amazonas. Para os estudantes que já estão na faixa etária dos 50 anos ou mais, o Enem é uma chance de mudar de carreira.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio. O Enem é uma prova importante para os estudantes que desejam ingressar em universidades públicas e privadas do país.
O primeiro dia de prova do Enem é marcado por momentos de ansiedade e expectativa. As estudantes se preparam para enfrentar a prova com confiança e determinação. A prova é um desafio importante para os estudantes, mas também é uma oportunidade de crescimento e aprendizado.
O Enem é uma prova importante para os estudantes de Rondônia, que busca oferecer uma oportunidade de mudança e crescimento. A prova é uma oportunidade para os estudantes de Rondônia se destacarem e alcançarem seus objetivos.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo