Franscicleia Cunha, 49, acompanhou filha Dâmarys Leandra Cunha, 16, até Instituto Federal de Roraima, onde ficou até abertura dos portões e ingresso.
Na manhã de domingo (10), mais de 5,2 milhões de estudantes brasileiros se dirigiram aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a cerimônia de abertura foi realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, enquanto a prova foi iniciada às 13h30. A 4ª edição do Enem, realizada no último domingo, foi marcada por uma segunda-feira com a divulgação dos resultados para os candidatos que realizaram o exame entre os dias 13 a 20 de novembro, e que teve a prova de redação realizada no dia 20 de novembro, simultaneamente em todo o país. Com questões de matemática e ciências da natureza, o evento é o que mais causa tensão nos jovens que realizam o exame, pois é o único caminho para conseguir uma vaga em uma das 60 universidades do Brasil. A realização do exame é um dos pontos principais da política de acesso universitário do Brasil, que foi implementada pelo Governo Federal, e a cada ano mais de 5 milhões de candidatos realizam o exame em todo o país. A prova foi realizada em mais de 1.700 locais de prova do Brasil, e a partir da divulgação dos resultados, os candidatos podem se inscrever nas universidades para realizar o exame, e estes podem se inscrever para realizar o exame em uma das 60 universidades do Brasil.
Na manhã de domingo (10), mais de 5,2 milhões de estudantes brasileiros se dirigiram aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a cerimônia de abertura foi realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, enquanto a prova foi iniciada às 13h30. A 4ª edição do Enem, realizada no último domingo, foi marcada por uma segunda-feira com a divulgação dos resultados para os candidatos que realizaram o exame entre os dias 13 a 20 de novembro, e que teve a prova de redação realizada no dia 20 de novembro, simultaneamente em todo o país. Com questões de matemática e ciências da natureza, o evento é o que mais causa tensão nos jovens que realizam o exame, pois é o único caminho para conseguir uma vaga em uma das 60 universidades do Brasil. A realização do exame é um dos pontos principais da política de acesso universitário do Brasil, que foi implementada pelo Governo Federal, e a cada ano mais de 5 milhões de candidatos realizam o exame em todo o país. A prova foi realizada em mais de 1.700 locais de prova do Brasil, e a partir da divulgação dos resultados, os candidatos podem se inscrever nas universidades para realizar o exame, e estes podem se inscrever para realizar o exame em uma das 60 universidades do Brasil. Enem: um exame que é reservado apenas para os candidatos do Brasil.
Esperança em Deus para o êxito no exame
Trouxe ela aqui pra fazer a avaliação, porque eu quero que ela consiga um ingresso para se formar. Eu tô aqui do lado dela, lutando, e tenho fé em Deus que ela consegue, vai ter um bom entendimento e ser aprovada, disse Franscicleia ao g1. Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp Na entrada do Instituto Federal de Roraima (IFRR), no bairro Pricumã, zona Oeste da capital roraimense, mãe e filha aguardavam a abertura dos portões. Eles foram abertos às 11h e fecharam às 12h (horários locais). Elas moram no bairro, mas para evitar qualquer atraso, chegaram ao local do teste por volta das 10h neste domingo. No primeiro dia do exame 2024, que a mãe também acompanhou, as duas chegaram ainda mais cedo: às 9h30. AO VIVO: Acompanhe a cobertura do exame 2024 em tempo real GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial das questões do exame Concluindo o terceiro ano do ensino médio e estreando no exame nacional, a estudante Dâmarys Leandra contou que se preparou durante todo o ano, estudando e revisando em casa conteúdo que aprendeu na escola. Com o objetivo de conseguir uma vaga para o curso de Medicina Veterinária em Roraima, ela também usou provas de anos anteriores do exame para entender como o teste funciona. Para ela, a prova deste domingo pode ser um pouco mais fácil do que a da última semana, quando estudantes redigiram uma redação e responderam a questões de linguagens e ciências humanas. ‘Humanas tem muito o estudo das palavras. Já exatas eu gosto muito, pois gosto de pegar os números que estão lá, entender e depois fazer o cálculo, usar as fórmulas e tudo isso. É super mais fácil pra mim. Ciências da natureza é um pouco traquilo também, minha nota em biologia é ótima, só que às vezes eu tenho um pouquinho de dificuldade, por conta que é muito conteúdo, mas aí eu emendo tudo na cabeça e vou desenrolando’, explicou a estudante. Dâmarys é uma das mais de 12 mil pessoas que se inscreveram para o fazer o Exame Nacional do Ensino Médio em 2024 em Roraima. Neste domingo, ela e os outros candidatos terão 5h para responder 90 questões de múltipla escolha — 45 de matemática e 45 de ciências da natureza e suas tecnologias. No último domingo (3), foram aplicadas questões de linguagens e ciências humanas, além de uma redação sobre os ‘desafios para a valorização da herança africana no Brasil’, que surpreendeu estudantes em Roraima. LEIA TAMBÉM: Estudantes de RR se surpreendem com tema da redação do exame 2024: ‘Esperava outra coisa’ Candidatos do interior de Roraima viajam até Boa Vista para fazer provas do exame 2024 De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 28,8% dos inscritos faltaram ao primeiro dia de prova do exame 2024 em Roraima. No país, o índice de abstenção foi de 26,6%. A abstenção deste ano foi menor do que a registrada no ano passado, quando 31,5% dos inscritos não fizeram a prova. Em 2023, o estado foi o terceiro com maior número de faltosos no Brasil e, em 2024, ficou em sétimo lugar.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo