Exercícios físicos para idosa melhoram a aptidão física e capacidade funcional.
A prática de exercícios físicos pode ser uma solução eficaz para melhorar a qualidade de vida de idosos no Brasil.
Com o aumento da expectativa de vida, a população de idosos cresceu significativamente, especialmente desde a pandemia, e é cada vez mais comum encontrar pessoas acima de 60 anos praticando exercícios físicos em academias, parques e outras opções ao ar livre, com o objetivo de manter seu corpo saudável e evitar doenças crônicas. Além de ser uma atividade que ajuda na manutenção da capacidade física, exercícios também são essenciais para o bem-estar mental, contribuindo para a redução do estresse e a melhoria do humor. Para alcançar esses benefícios, é importante escolher atividades físicas adequadas para a faixa etária.
Exercícios físicos na terceira idade: benefícios e cuidados
Com a pirâmide geracional no Brasil se invertendo, a população futura será composta principalmente por pessoas na terceira idade, o que levanta preocupações em relação ao bem-estar e cuidados com os idosos, especialmente quando se trata de atividades físicas. A prática de exercícios físicos na vida dos idosos melhora a execução de tarefas, mas é fundamental ter orientação individualizada.
Segundo Bruno Santos da Silva, gerente técnico da Smart Fit, há dois principais benefícios quando se fala em exercícios na terceira idade. O primeiro é a melhora da aptidão física do idoso, que significa a capacidade de executar atividades físicas simples ou estruturadas, como exercícios físicos específicos, esportes, entre outros, com o mínimo de esforço possível. O segundo benefício é a promoção de saúde, agindo como método terapêutico que previne e ajuda no tratamento de doenças, como cardiopatias, obesidade, diabetes, etc., destaca.
Quantidade de exercícios físicos no dia
O profissional conta que não é necessário se tornar um atleta profissional. A Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos 60 minutos de exercícios físicos, que podem ser uma caminhada, um alongamento e outras coisas do tipo, garante.
Contraindicações dos exercícios físicos para os idosos
Bruno conta que tanto os idosos, como as crianças e adolescentes – grupos especiais – e até mesmo indivíduos sadios em fase adulta, precisam passar por liberação médica. A avaliação física é o primeiro passo, e em seguida, é possível iniciar um programa de atividade física, com propostas individualizadas, de acordo com a capacidade funcional, estado atual, respeitando a individualidade biológica, entre outros fatores, ressalta.
Exercícios físicos mais seguros
Para ele, pessoas que não podem frequentar uma academia para realização de uma determinada atividade acabam sendo um público restrito, pois é sempre recomendado fazer exercício físico. Mas, indivíduos que acabaram de realizar alguma cirurgia e até mesmo os que estão passando por um estágio viral transmissível, como gripe e Covid. Nestes casos, é indicado não praticar, para não estarem em contato com outras pessoas e também por estarem com imunidade mais baixa decorrente desta situação, afirma.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo