Operação conjunta entre forças de Segurança do Iraque e militares americanos, sob coordenação do Comando Central, resultou na morte de líder do grupo terrorista responsável por operações no Iraque.
O Exército dos Estados Unidos realizou uma operação conjunta com as forças de Segurança do Iraque em 29 de agosto, resultando na morte de 14 agentes do Estado Islâmico. A ação foi um golpe significativo contra o grupo terrorista, que tem sido um dos principais alvos das forças de segurança internacionais nos últimos anos.
Entre os mortos, estavam quatro chefes do Estado Islâmico, incluindo líderes de alto escalão que desempenhavam papéis importantes na estrutura de comando do EI. A operação foi um sucesso significativo para as forças de segurança, que têm trabalhado incansavelmente para erradicar o grupo terrorista e restaurar a estabilidade na região. A luta contra o terrorismo é um desafio contínuo, mas ações como essa demonstram o compromisso das forças de segurança em proteger a população e combater a ameaça do Estado Islâmico.
Operação Conjunta Contra o Estado Islâmico
Os Estados Unidos divulgaram recentemente uma operação conjunta que resultou na morte de vários líderes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI). A confirmação das mortes foi feita pelo Comando Central americano, após uma operação realizada em agosto. Sete militares americanos ficaram feridos durante a ação.
Entre os líderes mortos do Estado Islâmico está Ahmad Hamid Husayn Abd-al-Jalil al-Ithawi, responsável por todas as operações do grupo no Iraque. Outros líderes mortos incluem Abu Hammam, responsável por supervisionar as operações no oeste do Iraque; Abu-‘Ali al-Tunisi, responsável pelo desenvolvimento técnico do EI; e Hakir Abud Ahmad al-Issawi, responsável por supervisionar operações militares no oeste do Iraque.
Impacto da Operação
Segundo o Comando Central americano, a operação teve como objetivo interromper e enfraquecer a capacidade do Estado Islâmico de planejar, organizar e realizar ataques contra civis iraquianos, bem como cidadãos dos EUA, aliados e parceiros na região e além. Essa ação é mais um passo na luta contra o grupo terrorista, que tem sido um dos principais alvos das forças de segurança internacionais.
Em julho de 2023, os EUA confirmaram que mataram o chefe do Estado Islâmico na Síria, demonstrando o compromisso das forças de segurança em combater o grupo terrorista. A operação conjunta é um exemplo da cooperação internacional para combater o terrorismo e proteger a segurança global.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo