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Feira e congresso de shopping centers com empresários debatendo o futuro do setor, com crescimento significativo de aproximadamente 5%.
A Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) prevê a inauguração de cerca de 30 shoppings nos próximos cinco anos.
Esses novos centros de compras prometem trazer mais opções de lazer e entretenimento para a população, fortalecendo o setor de varejo em diversas regiões do país. A expansão desses empreendimentos reflete a contínua busca por inovação e modernização no mercado de shoppings no Brasil.
Shoppings: Crescimento Significativo de Empreendimentos
O número foi apresentado nesta quarta-feira (26), durante o 18º Congresso Internacional de Shopping Centers e a Exposhopping — a maior feira de negócios do segmento. Nossa previsão é de que, nos próximos cinco anos, a gente continue crescendo entre 5% e 10% ao ano, seja em número de vendas, seja no número de shoppings — que prevemos a abertura de cinco a seis por ano no país, estima Glauco Humai, presidente da Abrasce. Segundo o executivo, uma das razões para essa projeção é pelo histórico que o setor vem marcando. Um estudo divulgado também nesta quarta-feira identificou cerca de 25 mil marcas distintas (franquias e não-franquias) operando nos shoppings de todo o país.
Expansão dos Centros de Compras
Leia Mais ‘Taxa das blusinhas’ deve começar a ser cobrada a partir de julho Comércio espera alta de 30% nas vendas no Dia dos Namorados, impulsionado pelo e-commerce IPCA-15 sobe menos que o esperado em junho, mas taxa em 12 meses volta a 4%. Ainda segundo dados do estudo, em 2014, quando o levantamento foi realizado pela primeira vez, o número de marcas era de 18,4 mil. Dez anos depois, observou-se um crescimento significativo de 35%. A categoria Alimentação lidera com mais de 4,4 mil marcas distintas nos centros de compras, representando aproximadamente 18% do total de marcas. Na sequência, aparecem os segmentos de Serviços e Conveniência, com 3.825 mil marcas (15,4%), e Vestuário, com 3.819 marcas (15,3%).
Novas Perspectivas nos Shoppings
‘Os dados revelam não apenas a diversidade impressionante das marcas nos empreendimentos, mas também destacam a oportunidade significativa para pequenas e médias empresas: 79% das marcas operam com apenas uma loja, ressaltando o potencial de crescimento e a determinação do empreendedorismo individual no dinâmico setor de shopping centers’, comenta Humai. Dentre as 50 marcas mais presentes nos shoppings, destaca-se a forte presença das franquias nesse contexto, representando 36 das principais. De acordo com levantamento, dentre as 1.395 marcas afiliadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF), 530 têm presença em shoppings, correspondendo a 38% do total de marcas da entidade.
Impacto nos Empreendimentos de Compras
O estudo destaca ainda que, das 13 marcas que estão presentes em mais de 50% dos shoppings, 9 são franquias. Além disso, entre as categorias, considerando o total de lojas em shoppings, observa-se que as categorias com maior peso das franquias são: Calçados (55%), Alimentação (48%) e Perfumaria e Cosméticos (44%). Feira e Congresso Pensando nos números do setor, a Abrasce promove, de 26 a 28 de junho, os principais eventos do setor: o 18º Congresso Internacional de Shopping Centers e a Exposhopping. O congresso contará com mais de 15 painéis, além de conteúdos extras que serão oferecidos na Arena Universidade. Serão três dias de discussões, nos quais os participantes poderão integrar debates sobre panorama econômico, futuro do setor, tendências do varejo, entre outros relevantes para o segmento, como inteligência artificial, ESG, diversidade e saúde mental. E no anexo a esse evento estará acontecendo a maior feira.
Fonte: © CNN Brasil
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