A atriz carioca conquistou os holofotes com o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, e sua fotografia oficial de perfil.
A atriz Fernanda Torres, que está há três meses em todo o centro das atenções, parece onipresente. Desde setembro, quando conquistou o Festival Internacional de Cinema de Veneza, para quase toda parte que se olhe, ela está lá, Fernanda Torres.
Desde o início de setembro, quando a obra de arte Ainda Estou Aqui ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival Internacional de Cinema de Veneza, ela ganhou destaque. Desde aquele momento, a impressão é de que Fernanda Torres está em todo lugar. Todos dizem que, para qualquer outro lugar que se olhe, lá está ela, com a sua Fernanda Torres.
Um fenômeno global nas redes sociais
A rodada de coletivas de imprensa, entrevistas e desfiles de moda não impede que Fernanda Torres seja uma sensação nas redes sociais, onde suas fotos, vídeos e memes ganham uma ressonância mundial. A atriz tem se tornado um ícone brasileiro de grande alcance global, como estágio em uma manchete da revista americana Vanity Fair, de 26 de novembro. Em ‘O Ano em que Zumbi Comandou o Mundo’, longa dirigida por Walter Salles, baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, Fernanda é Eunice – esposa do engenheiro e ex-deputado federal Rubens Paiva, assassinado em 1971 pela ditadura militar – vivida por Selton Mello. Depois da morte do marido, Eunice se formou em direito e se tornou ativista pelos direitos dos desaparecidos políticos e de suas famílias, além da causa indígena. O filme, com a maior bilheteria do período pós-pandemia, arrecadou mais de R$ 49 milhões. A comoção em torno da atriz ganhou novo impulso em 18 de novembro, quando uma foto dela foi postada no perfil oficial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), responsável pelo Oscar. A reação foi imediata: o Brasil e o mundo parecem estar se apaixonando por Fernanda Torres. Em menos de 24 horas, o post alcançou 1 milhão de curtidas e 300 mil comentários, fazendo da postagem mais celebrada da conta. Agora, são quase 3 milhões de likes, 350 mil compartilhamentos e 821 mil anotações. Isso ultrapassa, com folga, os números alcançados por estrelas internacionais como Kate Winslet, Demi Moore e Jennifer Lopez.
Apelo emocional e um lado justiceiro
Os brasileiros são culturalmente digitais e extremamente ativos nas redes sociais, como observa João Finamor, professor de marketing digital da ESPM. Ele destaca que o ‘advento Fernanda Torres’ tem um fator emocional importante: a memória da perda do Oscar de melhor atriz de 1999, por Fernanda Montenegro – em Central do Brasil, também dirigido por Salles, ela é a amargurada Dora, professora aposentada que escreve cartas para pessoas analfabetas. Isso ativa o lado justiceiro do brasileiro, analisa Finamor. A frustração nacional de 25 anos atrás foi lembrada pelo jornal americano The New York Times, neste sábado, 14 de dezembro. A reportagem diz: ‘Há mais de duas décadas, Fernanda Montenegro, hoje com 95 anos, fez história ao se tornar a primeira atriz brasileira indicada ao Oscar. Ela perdeu para Gwyneth Paltrow, e o Brasil nunca superou o que muitos consideram uma injustiça’. O texto prossegue: ‘Agora, Torres chama a atenção de Hollywood como uma potencial candidata à disputa da cobiçada estatueta dourada, graças a um papel que provocou uma febre cinematográfica — e um acerto de contas — no maior país da América Latina’. O post sobre a atriz no perfil oficial da academia responsável pelo Oscar no Instagram tem mais engajamento do que as postagens de estrelas internacionais.
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo