O clube carioca elogia a decisão da CBF, reforçando compromisso com ética e isonomia, e critica times que buscam benefício próprio na Justiça Desportiva.
O Flamengo se manifestou sobre as ações movidas por Vasco e Corinthians no Superior Tribunal de Justiça Desportiva após as alterações nas datas dos jogos de volta nas semifinais da Copa do Brasil e na 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em nota oficial, o Flamengo destacou que “apoia integralmente a decisão tomada pela CBF e reafirma seu compromisso com a ética, a isonomia e o equilíbrio das competições”, criticando a atitude dos times que buscam “se beneficiar de forma injusta” ao recorrer à Justiça Desportiva.
Segundo o Flamengo, a decisão dos times em recorrer à Justiça Desportiva é uma tentativa de “desvirtuar a sua função e buscar benefício próprio”. O Rubro-Negro enfatiza que os clubes que recorreram se sentiram lesados por não poder enfrentar adversários “completamente desfalcados de seus principais atletas” devido a convocações obrigatórias. A Nação Rubro-Negra apoia a decisão da CBF e reafirma seu compromisso com a ética e a isonomia nas competições. O Mengão está confiante em que a justiça será feita e que a decisão da CBF será mantida.
Posicionamento do Flamengo sobre a decisão da CBF
O Flamengo, Clube de Regatas do Flamengo, vem a público manifestar-se sobre a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de inverter a data base das partidas de volta da fase semifinal da Copa do Brasil com as partidas da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Essa decisão foi questionada pelo Vasco da Gama SAF (Vasco) e o Sport Club Corinthians Paulista (Corinthians), que decidiram acionar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
É lamentável que esses clubes tentem se valer da Justiça Desportiva para buscar benefício próprio, em total desapreço ao princípio da isonomia e da igualdade de condições desportivas que deve reger as competições. A Nação Rubro-Negra entende que a decisão da CBF visa garantir um espetáculo à altura da reta final de uma competição de caráter eliminatório, que certamente reunirá mais audiência, aumento da receitas de bilheteria e maior atratividade para os patrocinadores e detentores dos direitos de transmissão.
A decisão da CBF e a isonomia entre os participantes
Considerando a Data FIFA (07 a 15 de outubro), diversos jogadores dos semifinalistas disputarão as Eliminatórias da Copa do Mundo e somente retornarão aos seus clubes entre os dias 16 e 17 de outubro, em cima da data das semifinais da Copa do Brasil. A inversão da data base das partidas da Copa do Brasil com as do Campeonato Brasileiro não apenas privilegia o equilíbrio das competições como a isonomia entre os participantes.
Infelizmente, o que se verifica é que os referidos clubes se sentiram lesados por não poder jogar uma fase decisiva da Copa do Brasil contra adversários completamente desfalcados de seus principais atletas, em razão de convocações que são de atendimento obrigatório pelos Clubes. No entanto, a Nação Rubro-Negra entende que a decisão da CBF é justa e visa garantir a igualdade de condições desportivas entre os participantes.
A improcedência dos pedidos ao STJD
Com todo o respeito ao Vasco e ao Corinthians, os pedidos direcionados ao STJD se mostram improcedentes na sua origem, já que não resistem a uma simples consulta ao Regulamento Geral de Competições 2024 (art.5º, inciso I) e ao Regulamento Específico da Copa do Brasil 2024 (art. 39, §1º), ambos editados pela CBF e que contaram com a adesão dos clubes. Esses dois dispositivos inseridos nos regulamentos acima citados não deixam qualquer dúvida de que a CBF tem a discricionariedade de elaborar e alterar as tabelas das competições que organiza.
O Mengão entende que a decisão da CBF é justa e visa garantir a igualdade de condições desportivas entre os participantes. A Nação Rubro-Negra confia que a Justiça Desportiva irá julgar os pedidos de forma imparcial e justa, considerando os regulamentos e a igualdade de condições desportivas entre os participantes.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo