A Federação Internacional de Automobilismo aprovou a versão refinada do carro-conceito para 2026, que será menor e incluirá botão de ultrapassagem para substituir o DRS, além de elementos como asas dianteiras móveis e difusor de recuperação de energia.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou uma ‘versão refinada’ do carro-conceito para a Fórmula 1 2026, com foco na inovação e sustentabilidade. Essa nova versão visa aumentar a eficiência do monoposto, tornando-o mais competitivo e ecológico.
Com a aprovação da FIA, os construtores da Fórmula 1 agora têm mais claras as bases para desenvolver seu carro-conceito 2026, com diretrizes claras sobre como devem ser projetados os carros. Como exemplo, a FIA destaca que a ‘versão refinada’ do projeto deve priorizar a sustentabilidade, com objetivos claros para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, a entidade ressalta a importância de inovação na construção desses carros, com uma homologação rigorosa para garantir a segurança dos pilotos e a competitividade dos equipes. A Fórmula 1 já está se preparando para essa nova temporada, com equipes e pilotos focados no desenvolvimento de carros mais eficientes e competitivos.
Regulamento Técnico da Fórmula 1 para a Temporada de 2026
A FIA divulgou em junho deste ano o novo regulamento técnico da Fórmula 1 para a temporada de 2026, trazendo mudanças significativas no carro-conceito, projetado para ser mais ágil, sustentável e moderno, proporcionando mais chances de ultrapassagem e melhorando as disputas na pista. O foco central desse novo regulamento é a Fórmula, visando aumentar a competitividade e a segurança da categoria.
Nesse contexto, uma das maiores novidades é o fim do DRS, sistema de redução de arrasto, e a introdução do dispositivo denominado Modo de ultrapassagem manual, que será ativado pelo próprio piloto para favorecer manobras sobre o carro da frente. Esse dispositivo fornecerá até 350 kW de potência extra ao motor até 337 km/h, proporcionando uma vantagem significativa na corrida.
O DRS é um sistema de redução de arrasto, com a abertura das asas traseiras, que permitia aos pilotos ultrapassar os carros da frente. Com a sua abolição, os pilotos precisarão usar o Modo de ultrapassagem manual para ter uma vantagem significativa na corrida. Esse dispositivo é semelhante ao utilizado em categorias como a Fórmula Indy, Fórmula E e Stock Car no Brasil.
Outra mudança importante é a introdução de asas dianteiras móveis, que permitirão aos pilotos gerir melhor o carro e aproveitar ao máximo as configurações de Modo X e Modo Z, que serão ativados pelo ângulo das asas do veículo. O Modo X é projetado para economizar combustível e aumentar a velocidade nas retas, enquanto o Modo Z é destinado a andar mais rápido nas curvas.
A redução drástica do efeito solo é outra mudança importante, que visa diminuir a pressão aerodinâmica do carro e melhorar a segurança. Além disso, as baterias dos carros terão 300% mais potência, de 120 kw para 350 kw, e os motores serão simplificados com a remoção do MGU-H, o sistema de recuperação de energia térmica dos gases de escape do veículo.
A segurança também está em foco no novo regulamento, com mudanças no design do bico dos carros para que eles possam resistir a impactos frontais sem quebrar. Além disso, a célula de sobrevivência e a célula em que ficará o motor serão reforçadas para aumentar a segurança do piloto. O dispositivo de segurança, denominado Modo de ultrapassagem manual, também está em destaque, pois visa proporcionar mais autonomia ao piloto ao gerir o carro.
A redução do efeito solo, no entanto, pode afetar a estabilidade do carro, especialmente nas curvas. Além disso, a remoção do MGU-H pode impactar a eficiência da recuperação de energia térmica dos gases de escape do veículo, levando a uma diminuição da potência do motor.
A Fórmula 1 tem sido uma das categorias de automobilismo mais competitivas e emocionantes do mundo, e as mudanças no regulamento técnico para a temporada de 2026 visam aumentar a competitividade e a segurança da categoria. Com o fim do DRS e a introdução do Modo de ultrapassagem manual, os pilotos terão mais opções para ultrapassar os carros da frente e vencer as corridas.
Fonte: © GE – Globo Esportes
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