Treinador se mostra satisfeito com novas possibilidades táticas no futebol antagônico e projeta o clássico contra o Corinthians, no Morumbis, com o jogador de meia atacante destacado na camisa do estadual.
Luís Zubeldía deixou o estádio do Morumbis com um sorriso no rosto, satisfeito com o rendimento do São Paulo na vitória, por 1 a 0, diante do Guarani pela terceira rodada do Campeonato Paulista, onde os volantes Pablo Maia e Alisson novamente formaram a dupla de meio de campo, garantindo uma partida sólida para o time.
No entanto, o treinador Luís Zubeldía também destacou o papel crucial dos volantes no sucesso da equipe, citando a habilidade de dribles dos meias e a eficácia na defesa, que fez com que os zagueiros Bruno Peres e Borges tivessem um jogo tranquilo. O atacante Talles, por sua vez, esteve presente, contribuindo com seu esforço, mas sem chegar a marcar, mostrando a importância dos meias em criar oportunidades de gols, como o gol marcado pelo atacante Rogério, que foi o único do jogo.
Conhecendo o Poder dos Volantes
São dois volantes que se complementam bem, porque são antagônicos. É contraditório o que estou falando, mas é porque cada um sabe seu lugar. Um transita por todo o campo buscando passe curto, longo, como no gol; e outro é mais estático, mais perto da linha dos zagueiros. São diferentes, são antagônicos, mas são complementares. Esse é o futebol. Quando você encontra jogadores que se complementam através do antagonismo, é muito bom. Mas quando encontra dois jogadores muito bons mas que não se complementam, é porque são similares – explicou Zubeldía, relembrando que a dupla campeã da Copa do Brasil de 2023 fez apenas uma partida na temporada passada.
A Importância dos Dribles
Mais do São Paulo: + Tricolor vence o Guarani no Morumbis + Atuações: dê suas notas aos jogadores do São Paulo+ Oscar aprova atuação em retorno ao Morumbis Sobre o meia Oscar, a principal novidade do São Paul para a temporada, Zubeldía explicou que o camisa 8 traz uma nova variedade tática para o grupo. Isto porque há diversas combinações possíveis com Luciano e Lucas Moura pelo meio ou pelas pontas. – Luciano joga por dentro e tem gol. Lucas desequilibra por fora e por dentro. Oscar é um jogador que busca mais os passes, e nos ajuda a criar jogadas, algo que anteriormente não era tão comum em nosso estilo de jogo.
Os Zagueiros: A Linha de Defesa
Por isso, a contratação de Oscar. Porque creio, eu acredito, que ele jogando fixo de meia atacante, pela esquerda ou direita, é um criador de jogadas. E precisávamos disso. Para isso o contratamos – pontuou o treinador. Com o triunfo desta noite, com gol marcado por Luciano após cruzamento de Alisson, o São Paulo chegou aos quatro pontos no Paulistão após duas rodadas disputadas. O Tricolor tem um jogo a menos do que seus concorrentes por conta da viagem de pré-temporada aos Estados Unidos.
O Campo Meia: Espaço de Criação
No domingo, a partir das 18h30 (de Brasília), o São Paulo mede forças com o rival Corinthians, no Morumbis, pela quarta rodada do Campeonato Paulista, no primeiro clássico do clube nesta temporada. A expectativa é de casa cheia, com mais de 50 mil torcedores no estádio. Confira outros trechos da entrevista coletiva de Zubeldía: Análise tática da partida – No futebol o importante não é o que eu vou fazer, mas também o que o rival te permite fazer. Planificamos os formatos táticos que podemos usar.
Meia Atacante: A Nova Fórmula
Pensamos em como combinar os diferentes jogadores, os diferentes recursos que teremos, para que o time responda a determinadas situações. Alisson e Oscar são dois jogadores que têm um passe importante para os jogadores. Calleri, Luciano, André, Lucas, Ferreira, William, Erick… então, são situações que vamos seguir cuidando. Oscar pela esquerda, por dentro, para ter essas combinações. Essas conexões. – Tem times que no processo com a bola não são tão boas, mas em uma conexão passa ser uma equipe muito perigosa.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo