Google lança Gemini 2.0, modelo de inteligência artificial big tech, com recursos interessantes de raciocínio, rivalizando com a IA da OpenAI, 100 vezes mais poderosa que o GPT-4, em parceria com parceiros comerciais.
A corrida pela Inteligência Artificial está mais intensa do que nunca. Recentemente, surgiram rumores de que a OpenAI está preparando o lançamento de uma IA “poderosa” em dezembro de 2024. Agora, o The Verge revelou que o Google também tem planos ambiciosos para a Inteligência Artificial.
A tecnologia de IA está avançando rapidamente e as empresas estão competindo para desenvolver as soluções mais inovadoras. A notícia de que o Google está trabalhando em uma IA avançada não é surpreendente, considerando a sua longa história de investimento em tecnologia de ponta. A IA é um campo em constante evolução e é provável que vejamos muitos avanços significativos nos próximos anos. O futuro da IA é promissor e cheio de possibilidades.
Inteligência Artificial: O Futuro da Tecnologia
A empresa Google está preparando o lançamento do Gemini 2.0, uma nova versão de sua inteligência artificial (IA), que promete revolucionar a forma como interagimos com a tecnologia. De acordo com Alex Heath, do Command Line, o lançamento está previsto para o mesmo mês. Fontes ouvidas por Heath afirmaram que a big tech planeja liberar a próxima versão do Gemini de maneira ampla já no lançamento.
Já o CEO da OpenAI, Sam Altman, teria escolhido lançar o sucessor do GPT-4 de maneira gradual, começando pelos parceiros comerciais da empresa. Isso demonstra a importância da inteligência artificial (IA) na estratégia de negócios da empresa.
Desempenho e Capacidades da Nova IA
No entanto, o modelo não está apresentando os ganhos de desempenho que a equipe liderada por Demis Hassabis esperava, embora ainda se espere algumas novas capacidades interessantes. Isso não é exclusivo do Google, pois a pressão competitiva para ter o modelo líder não desaparecerá tão cedo.
Além disso, há outra possível novidade no horizonte do Google, segundo Heath. ‘Ouvi também que Noam Shazeer, o renomado pesquisador de IA pelo qual o Google pagou uma quantia exorbitante para deixar a Character.AI, trabalha num modelo de raciocínio separado para rivalizar com o o1 da OpenAI.’
Competição e Inovação na IA
Mesmo que as melhorias de desempenho comecem a se estabilizar, a pressão competitiva para ter o modelo líder não desaparecerá tão cedo. A OpenAI planejaria lançar outro modelo avançado de inteligência artificial (IA), chamado Orion, até o final de dezembro de 2024, disseram fontes ouvidas pelo The Verge.
No entanto, o CEO da empresa, Sam Altman, chamou a história de ‘fake news’ numa postagem no X (antigo Twitter). Niko Felix, porta-voz da OpenAI, disse ao site que a empresa ‘não tem planos para lançar um modelo apelidado Orion neste ano’. Mas ‘planejamos lançar muitas outras ótimas tecnologias’.
A competição e a inovação na área de inteligência artificial (IA) estão em constante evolução, e é importante acompanhar as últimas notícias e desenvolvimentos para entender melhor o futuro da tecnologia.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo