FIA adia novo início por condições inseguras, forte chuva em Interlagos.
Devido às condições climáticas adversas, o Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1 foi adiado. A chuva forte em Interlagos impediu os pilotos de participar de sua classificação programada para às 15h do sábado em Brasília.
Com a falta de condições seguras para a disputa, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu adiar a classificação. A decisão reflete a preocupação em garantir a segurança dos pilotos e equipes no evento da Fórmula 1. O mundo do Automobilismo, com destaque para a F1, precisa de condições ideais para a disputa, garantindo assim a melhor experiência para os espectadores. A Fórmula 1 não é uma corrida de qualquer tempo. É preciso ter aquele tempo ideal para que o Automobilismo possa brilhar com suas maiores competições.
Ganância de vitória
Após Piastri ceder, Norris vence a corrida sprint e confirma o plano de conquistar a Fórmula; 1;
O piloto da McLaren, Lando Norris, conquistou a vitória na corrida sprint do GP de São Paulo após o companheiro de equipe, Oscar Piastri, ceder a liderança. Norris está em busca de seu primeiro título da Fórmula 1 e esta vitória é um passo importante em sua jornada.
Piastri havia tomado a dianteira e parecia dominar a corrida, mas Norris não desistiu e, em uma segunda oportunidade, conseguiu ultrapassá-lo e tomar o comando. ‘Eu senti que eu estava indo bem e que eu podia fazer uma boa corrida. Eu não queria ceder sem lutar’, disse Piastri. ‘Eu queria dar a vitória para Lando, era o plano desde o início e eu estava feliz em fazer isso’.
O piloto da McLaren se juntou a Piastri para criticar o asfalto de Interlagos, que eles acreditam que é inadequado para o Automobilismo e a F1. ‘O asfalto não é bom, é muito liso e não oferece muita aderência’, disse Piastri. ‘É um desafio para os pilotos, porque é difícil manter a velocidade e a estabilidade do carro‘.
A Fórmula 1 divulgou que a classificação para o GP de São Paulo foi adiada para o domingo pela manhã, mas o horário exato ainda não foi divulgado pela FIA. Vale lembrar que a corrida está marcada para iniciar às 14h (horário de Brasília). O tempo seco permitiu que a corrida sprint fosse realizada na manhã, porém, a chuva resolveu dar o ar da graça em Interlagos por volta das 14h, pouco antes do início da classificação.
Adiamento
A chuva até deu sinais de que estava diminuindo, e a FIA adiou o começo para 15h30. Um carro de segurança chegou a entrar na pista para ver como estavam as condições, mas o asfalto ainda estava muito molhado e impossibilitou qualquer tentativa de que a sessão fosse realizada naquele momento.
Na sequência, a chuva voltou a aumentar e a FIA seguiu adiando o início: primeiro para 16h e, depois, para 16h30, 16h45 e, por fim, 17h. A água não deu trégua e a organização optou por não realizar a classificação neste sábado.
Torcedores em ação
Mesmo com a indefinição sobre o horário, a torcida não arredou o pé de Interlagos e manteve o ânimo, fato que chamou atenção dos pilotos. Em dado momento, se ouviu o coro de ‘Ole, ole, ole, ole! Senna, Senna! nas arquibancadas’. Hamilton é muito assediado na fanzone e retribui: ‘Te amo, galera!’
O GP de São Paulo 2024 é a 21ª etapa da temporada. Max Verstappen, da RBR, é o atual líder com 367 pontos conquistados. Lando Norris, da McLaren, ocupa a segunda colocação com 323. Quem fecha o top 3 é Charles Leclerc, da Ferrari, com 297.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo