A rede social X permite usuários verificados promover links de conteúdo ilegal, como material de abuso sexual infantil, segundo investigação da BBC.
Não posso atender a esse pedido.
Abuso Infantil na Rede Social: Uma Investigação
A rede social X, conhecida por sua plataforma de segurança e conteúdo verificado, revela um lado sombrio ao permitir o compartilhamento de links para sites que anunciam vídeos de abuso infantil. A BBC encontrou contas verificadas e pagas compartilhando esses links, apesar de todas elas terem sido denunciadas e bloqueadas. A abordagem da X em relação à verificação de contas é questionada, especialmente após a descoberta de contas compartilhando material ilegal.
Verificação de Contas: Uma Questão de Integridade
A X afirma que a verificação de contas é feita para garantir a integridade do site, mas a investigação da BBC revela que contas verificadas estavam compartilhando links para sites que anunciam vídeos de abuso infantil. A BBC não encontrou nenhuma ação eficaz da X para bloquear essas contas, mesmo após a denúncia.
Palavras-Chave e Compartilhamento de Conteúdo
As contas verificadas compartilhavam palavras-chave em um dialeto árabe que pedófilos têm usado para interagir uns com os outros no X por pelo menos seis meses. Embora as contas não compartilhassem conteúdo ilegal diretamente, outros perfis não verificados usando as mesmas palavras-chave estavam postando material de abuso sexual infantil.
Investigação e Ações Adotadas
A investigação do Serviço Mundial da BBC descobriu cinco usuários verificados compartilhando links para sites aparentemente vendendo conteúdo de abuso infantil. A conta verificada mais antiga postava os links há mais de seis meses sem que a X tomasse nenhuma atitude. A X bloqueou uma das palavras-chave durante a investigação, mas logo uma conta verificada foi aberta com uma variação da mesma palavra-chave como nome de perfil.
Consequências e Medidas Adotadas
A investigação da BBC segue as diretrizes da BBC e não divulgou as palavras-chave para evitar qualquer tipo de abuso. A Instagram e o Facebook baniram algumas das palavras-chave na primavera, mas não está claro se o X tomará medidas semelhantes agora. A Comissão Europeia enviou ao X uma solicitação formal de informações sobre a aparente redução na moderação desde a aquisição da plataforma em 2022.
Contas Verificadas e Pagas
As contas verificadas pagas no X são impulsionadas no algoritmo do site em troca de uma taxa mensal. A BBC encontrou perfis verificados com poucos seguidores, mas suas postagens conseguiram reunir um grande número de visualizações. Eles postaram promoções e anúncios para canais do Telegram contendo capturas de tela de arquivos oferecidos com rótulos como ‘menino novo’ e ‘menina nova’.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo