Concessionárias reduzem inadimplência de free flow nas rodovias, modelo sem cabines que ganha escala, com sistema eletrônico de alta tecnologia que utiliza scanners 3D, radares, câmeras leitores de placa e inteligência artificial para processar dados em tempo para pagamento da tarifa.
Em diversas rodovias do Brasil, está ganhando força a implementação do pedágio eletrônico. Este sistema permite ao motorista realizar o pagamento da tarifa sem precisar parar em cabines, proporcionando assim maior agilidade no tráfego. Contudo, sua implementação ainda traz desafios para os condutores, pois o período de adaptação pode resultar em multas por não pagamento da taxa, que, após 30 dias de carência, passa a ser cobrada.
Uma das principais vantagens do sistema de pedágio eletrônico é a capacidade de pagamento sem a necessidade de paradas em cabines, o que garante o tráfego mais fluído. Além disso, a transição para este sistema pode ser complexa, e o motorista que não pagar a taxa de pedágio dentro do prazo de 30 dias de carência pode receber uma cobrança por não pagamento, o que pode resultar em multa.
Desafios do Pedágio Eletrônico no Brasil
A falta de conhecimento entre os motoristas sobre como funciona o sistema de pedágio eletrônico está contribuindo para o alto número de multas nas estradas que adotaram o modelo free flow, especialmente para aqueles que não utilizam a tag de pagamento. A infração de evasão de pedágio é grave, implicando cinco pontos na CNH e uma penalidade de R$ 195,23. O free flow opera sem cabines nem cancelas, utilizando um pórtico instalado na rodovia sem necessidade de redução de velocidade.
Um sistema eletrônico de alta tecnologia, que inclui scanners 3D, radares, câmeras leitores de placa e dados processados por inteligência artificial, identifica as características do veículo e registra automaticamente o valor a ser pago. Quem não possui a tag precisa baixar um app para o pagamento. Desde março de 2023, o free flow foi adotado em três trechos da BR-101 (Rio-Santas), e este ano foi utilizado em outras rodovias estaduais do Rio Grande do Sul e paulistas.
A taxa de cobrança automática do pedágio eletrônico tem sido eficaz, com um tempo de pagamento da tarifa que caiu drasticamente ao longo do tempo. Em março de 2023, o tempo médio de pagamento era de 54 dias, enquanto entre agosto e outubro de 2024, esse prazo foi reduzido a 6 dias. Este é um número relevante, considerando a região em que o free flow está inserido.
O sistema de pedágio eletrônico tem sido capaz de detectar 100% dos veículos que passaram pelos pórticos, com 99,53% das placas sendo lidas corretamente. A inadimplência é um desafio, mas a tecnologia está ajudando a reduzir o tempo para pagamento da tarifa. A Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, está prevista para adotar o pedágio eletrônico em 2025, com 21 pórticos a serem instalados até março.
A adoção do pedágio eletrônico em rodovias movimentadas, como a Presidente Dutra, é um passo importante para reduzir a inadimplência e melhorar a eficiência do sistema. O tempo para pagamento da tarifa continua a cair, e a tecnologia está sendo capaz de detectar veículos e lidas placas com elevada precisão. No entanto, a falta de conhecimento entre os motoristas sobre como funciona o sistema continua a ser um desafio.
Fonte: @ NEO FEED
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