MEC indicará 81 estudantes para representar o Brasil em Foz do Iguaçu em 2025, selecionados por educação, integração regional, projeto de autoria própria, educação média regular, oportunidade de colaborar e participação juvenil no ambiente escolar, com avaliação por comissões julgadoras de escolas públicas estaduais e municipais.
O processo seletivo do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), está aberto para inscrições até a quinta-feira, 21 de novembro, para a seleção dos futuros membros do Parlamento Juvenil.
Com o objetivo de estimular o protagonismo juvenil e criar um espaço de debate para estudantes, o projeto do PJM aborda temas como educação, trabalho, direitos humanos e integração regional. Entre os temas, destaca-se a integração regional, que é um dos principais focos do Mercosul, e o protagonismo juvenil, que é a base do PJM.
Parlamento, Juvenil; Acesse o Edital
As inscrições para o Parlamento, Juvenil; devem ser feitas pelo formulário disponível na página do evento. Nesta edição, o objetivo é selecionar 81 jovens brasileiros, três por unidade da Federação, para representarem seus estados e o Brasil. O edital foi lançado pelo MEC no dia 8 de outubro, durante o Encontro de Mobilização e Lançamento do Edital do Mercosul, PJM 2024-2026. Os selecionados participarão de etapa nacional preparatória e, em seguida, do encontro internacional, que ocorrerá em Foz do Iguaçu (PR) em agosto de 2025. Na ocasião, os jovens terão a oportunidade de colaborar para a elaboração da Declaração do Parlamento Juvenil do Mercosul. O tema do PJM 2025 será ‘Integração regional e as mudanças climáticas’. A seleção é aberta a alunos do 1º e 2º ano do ensino médio regular de escolas públicas estaduais e municipais. Para concorrer, o estudante deve ter boa presença e rendimento escolar, com no mínimo 75% de frequência e aprovação em todas as disciplinas no primeiro semestre de 2024; capacidade de convivência com pessoas de diferentes culturas; assim como disponibilidade e autorização dos pais para participar de viagens nacionais e internacionais supervisionadas. Além disso, o estudante deve apresentar um projeto de autoria própria (com a orientação de um professor) focado no estímulo à participação juvenil no ambiente escolar, além de um termo de ciência e autorização dos pais.
Parlamento, Juvenil; Mercosul, PJM;
Os critérios de avaliação dos projetos incluem: originalidade, relevância para a comunidade escolar e viabilidade de execução. A avaliação será promovida por comissões julgadoras de cada unidade da Federação, que indicarão os seis melhores projetos por estado. Isso vai totalizar 162 projetos em todo o país. Os projetos selecionados na primeira fase passarão por votação popular eletrônica entre 19 e 21 de fevereiro de 2025, que selecionará os 81 finalistas para a etapa nacional. Os candidatos poderão realizar campanhas eleitorais em suas escolas e redes sociais. Conforme o edital, serão reservadas 50% das vagas nas fases de seleção a estudantes negros, indígenas, quilombolas e com deficiência. Caso as vagas reservadas não sejam preenchidas, elas serão destinadas à ampla concorrência.
Parlamento, Juvenil; O Projeto
O Parlamento, Juvenil; é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM). Criado em 2010, o projeto visa oferecer um espaço para o protagonismo juvenil em discussões sobre os sistemas educacionais dos países da região. Isso proporciona um ambiente de encontro e diálogo aos jovens estudantes de nível médio de escolas públicas dos países-membros e associados ao bloco. O programa se propõe a ajudar os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade. Além disso, os participantes desenvolvem competências e habilidades como domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de projetos e resolução de conflitos. O Parlamento, Juvenil; visa promover a educação, a integração regional e a participação juvenil no ambiente escolar.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo