Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação empenhou R$ 104,5 milhões em oito municípios gaúchos para obras em escolas destruídas por enchentes com metodologia industrializada para reduzir mancha de sedimentos.
A reconstrução das escolas destruídas pelas enchentes no Rio Grande do Sul é um processo complexo que envolve a participação ativa dos municípios e do governo federal. Nesse sentido, o Ministério da Educação (MEC) se destacou na distribuição de recursos, garantindo o empenho total de R$ 104,541 milhões para a reconstrução de 16 escolas nos municípios de Arroio do Meio, Cerro Branco, Cruzeiro do Sul, Estrela, Marques de Souza, Montenegro, Novo Hamburgo e Venâncio Aires.
Com esses recursos, as comunidades locais poderão contar com a restauração de infraestruturas essenciais para o ensino, permitindo que os alunos retomem suas atividades de forma segura e eficaz. Essa ação do MEC demonstra a importância de investimenti públicos na educação, especialmente em momentos de crise, garantindo que a reconstrução seja um processo inclusivo e que priorize a qualidade do ensino.
Municípios da Região Sul
O valor total de repasse autorizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para reconstrução de 21 escolas da região foi de R$ 138,9 milhões, dos quais R$ 104,5 milhões já foram empenhados para a execução das obras de reconstrução. Outros R$ 34 milhões já estão autorizados e deverão ser empenhados em benefício de mais cinco escolas até, no máximo, 29 de novembro.
Métodos de Reconstrução
Das 16 escolas cujo empenho total já foi efetuado, sete serão reconstruídas com metodologia industrializada que permite maior celeridade nas obras. Nesses casos, o valor empenhado será acrescido em 15%, já que o método é mais caro.
Investimento em Escolas
O Ministério da Educação, por meio do FNDE, investiu R$ 138,9 milhões na reconstrução de escolas em 21 municípios da região. Destes, R$ 104,5 milhões já foram empenhados e outros R$ 34 milhões estão autorizados para mais cinco escolas. A tabela abaixo apresenta o valor investido em cada escola:
| Município | Tipologia | Valor do Repasse (FNDE) | Valor Empenhado |
| — | — | — | — |
| Estrela | Creche tipo 2 | R$ 3.980.597,52 | R$ 3.980.597,52 |
| Estrela | Creche tipo 2 | R$ 3.980.597,52 | R$ 3.980.597,52 |
| Estrela | Escola 13 salas | R$ 13.413.560,69 | R$ 13.413.560,69 |
| Estrela | Creche tipo 2 | R$ 3.980.597,52 | R$ 3.980.597,52 |
| Estrela | Creche tipo 2 | R$ 3.980.597,52 | R$ 3.980.597,52 |
| Estrela | Creche tipo 1 | R$ 6.608.750,32 | R$ 6.608.750,32 |
| Marques de Souza | Creche tipo 2 | R$ 3.461.389,15 | R$ 3.461.389,15 |
| Venâncio Aires | Creche tipo 1 | R$ 5.746.739,41 | R$ 5.746.739,41 |
| Cruzeiro do Sul | Escola 5 salas | R$ 8.391.669,61 | R$ 8.391.669,61 |
| Cruzeiro do Sul | Creche tipo 2 | R$ 3.461.389,15 | R$ 3.461.389,15 |
| Cerro Branco | Escola 9 salas | R$ 10.004.972,01 | R$ 10.004.972,01 |
| Montenegro | Creche tipo 1 | R$ 6.608.750,32 | R$ 6.608.750,32 |
| Novo Hamburgo | Escola 5 salas | R$ 8.391.669,61 | R$ 8.391.669,61 |
| Cruzeiro do Sul | Escola 5 salas | R$ 8.391.669,61 | R$ 8.391.669,61 |
| Arroio do Meio | Escola 5 salas | R$ 8.391.669,61 | R$ 8.391.669,61 |
| Cruzeiro do Sul | Creche tipo 1 | R$ 5.746.739,41 | R$ 5.746.739,41 |
A metodologia industrializada é uma das principais ferramentas utilizadas no processo de reconstrução das escolas. Esse método permite que as obras sejam realizadas com maior celeridade, o que é fundamental para garantir que as escolas estejam prontas para receber os alunos em tempo hábil. No entanto, é importante destacar que esse método é mais caro, o que é refletido no valor empenhado em alguns casos.
Ao todo, R$ 138,9 milhões foram investidos na reconstrução de escolas em 21 municípios da região. Embora o valor seja significativo, é importante ressaltar que a reconstrução de escolas é uma questão de grande importância para a educação e o desenvolvimento de uma região. Com a reconstrução dessas escolas, é possível garantir que os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, o que é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Ainda, é importante lembrar que a reconstrução das escolas é um processo complexo que envolve muitas etapas. Além da metodologia industrializada, outros recursos são necessários para garantir a execução das obras. Isso inclui a aquisição de materiais, a contratação de trabalhadores qualificados e a supervisão das obras, entre outros.
Em resumo, a reconstrução das escolas em 21 municípios da região é um processo importante que envolve a utilização de recursos significativos. A metodologia industrializada é uma das principais ferramentas utilizadas nesse processo, mas outros recursos são necessários para garantir a execução das obras. Com a reconstrução dessas escolas, é possível garantir que os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, o que é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Fonte: © MEC GOV.br
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