Governo paulista oferece 3% de desconto para pagamento à vista do IPVA, dividido em cinco parcelas de janeiro a maio, com veículos automotores e imposto sobre a propriedade.
Em todo o Brasil, o pagamento da primeira parcela ou da cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 está chegando em seu fim. Nesta quinta-feira, dia 23 de janeiro, os proprietários de veículos automotores com placas cujos números terminam em 9 terão que realizar o pagamento para evitar a cobrança de multa.
O mesmo ocorre em todo o país, pois o IPVA é um imposto que é cobrado sobre a propriedade de veículos automotores. Os proprietários que optarem por realizar o pagamento à vista terão um desconto do IPVA, equivalente a 3% do valor do imposto.
IPVA 2025: Veja datas e como pagar o imposto sobre a propriedade de veículos automotores
Atualmente, veículos com placa final 9 têm o vencimento da primeira parcela do IPVA 2025, desde que optem por não pagar à vista, que se encerra hoje. Caso contrário, não há desconto. Já os caminhões e tratores com placa final 9 têm a parcela única com desconto de vencimento também hoje.
Em São Paulo, há três maneiras de pagar o IPVA 2025, mas apenas uma delas permite o desconto de 3% em janeiro: pagar o valor integral da taxa de licenciamento com desconto de 3% em cota única em janeiro; pagar valor integral (sem desconto) em cota única em fevereiro; pagar valor integral (sem desconto) parcelado em até 5 vezes. Para consultar o valor do imposto sobre a propriedade de veículos, o proprietário deve acessar o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) – clique aqui e informar o renavam e a placa. Além disso, a consulta ao valor do imposto sobre a propriedade de veículos pode ser feita também em toda rede bancária.
A alíquota do imposto sobre a propriedade de veículos em São Paulo é de 4% para a maioria dos veículos. Se o valor venal do veículo é de R$ 35 mil, por exemplo, o valor do imposto sobre a propriedade de veículos 2025 será de R$ 1,4 mil. No entanto, se o carro for zero, basta trocar o valor venal pelo valor da nota fiscal. Além disso, carros com 20 anos ou mais são isentos do imposto sobre a propriedade de veículos em São Paulo.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo