O som de estalo ou rangido na articulação ocorre por Sons-articulares ou estruturas-articulares danificadas, doenças-degenerativas, movimentação-do-liquido anormal e sintomas-associados.
Um joelho que lateja após um esforço físico pode ser um sintoma de inflamação, e é comum que o joelho faça um estalo ao se mover. Esse som pode ser causado por uma lesão nos ligamentos e tendões ao redor do joelho, e geralmente é mais perceptível após períodos de inatividade.
Quando não há nenhuma lesão ou problema subjacente, os estalos são geralmente nem um indicativo de problema. No entanto, o estalo pode ser mais frequentemente associado a lesões. Portanto, quando ocorre com frequência, é importante consultar um médico para determinar a causa da lesão e evitar problemas mais graves.
Joelhos Estalando: O Que Pode Ser?
Em um cenário comum, onde as pessoas se exercitam regularmente, os joelhos podem se manifestar de maneira inesperada, gerando dúvidas e preocupações. O som característico dos joelhos pode ocorrer em diferentes situações, como ao se agachar, correr, caminhar, descer ou subir escadas, dobrar as pernas, se alongar ou andar de bicicleta. Os estalos, na verdade, são sons articulares que podem surgir por motivos variados, incluindo a tensão das estruturas articulares, crepitações, lesões e doenças degenerativas articulares.
Compreendendo os Sons Articulares
Fernando Zikan, um especialista em fisioterapia, explica que o som ocorre principalmente após o joelho ser mantido na mesma posição por um longo período. Além disso, a tensão das estruturas articulares pode levar a crepitações, que são sons semelhantes a rangidos e atritos. Essas crepitações podem estar relacionadas ao desenvolvimento de alguma doença degenerativa articular. Lesões na cartilagem ou em ligamentos também podem ser responsáveis pelo barulho e dor no joelho, muitas vezes acompanhados de uma sensação de inchaço no local.
Importância dos Sintomas Associados
Observar os sintomas associados é fundamental na hora de buscar um tratamento. De acordo com Fernando, quando o estalar ocorre de forma isolada, sem apresentar outros sinais, como dor e inchaço, geralmente não há motivo para preocupação. No entanto, se os sintomas forem frequentes, é importante avaliar as condições mecânicas de sobrecarga, encurtamento muscular e doenças degenerativas ósseas que podem estar em desenvolvimento.
Movimentação do Líquido Sinovial
O barulho pode ocorrer devido à movimentação do líquido sinovial presente nos joelhos, responsável por lubrificar a articulação. No entanto, se o barulho persistir por mais tempo ou o joelho estiver dolorido, é preciso examinar o local. Alterações na anatomia, lesões decorrentes de exercícios ou sobrecarga podem ser identificadas apenas por um especialista, que pode indicar o tratamento adequado.
Exame Físico e Tratamento
O exame físico é o principal elemento clínico para determinar a necessidade ou não de uma intervenção fisioterapêutica específica. A história do paciente, associada ao exame físico, pode ajudar a identificar a causa do problema e indicar o tratamento adequado. Portanto, é fundamental consultar um especialista para determinar a causa do barulho e iniciar o tratamento necessário.
Exercícios para Aliviar a Dor
Alguns exercícios podem ajudar a aliviar a dor e o desconforto causados pelo estalar no joelho. No entanto, é importante consultar um especialista antes de iniciar qualquer programa de exercícios, pois a causa do problema pode ser mais complexa do que inicialmente pensado.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo