Redes municipais planejam matrículas para o Programa Escola em Tempo Integral, rede-estadual e período-de-redistribuição.
Neste ano, o estado do Mato Grosso do Sul promoveu a redistribuição de matrículas do segundo ciclo do Programa Educação em Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC), totalizando 19,2 mil matrículas de tempo integral. Essa medida é uma oportunidade para o governo estadual oferecer uma melhor infraestrutura e recursos aos alunos que optaram pela educação em tempo integral.
Além da rede estadual de ensino, que abrangeu todo o estado, 52 redes municipais também participaram do processo de redistribuição de matrículas para o período de 2024-2025, o que representa 65,8% das secretarias de educação municipais. Com essa estratégia, o estado tem como objetivo fortalecer a educação em tempo integral, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizado mais completa e de qualidade.
Tempo Integral: um Passo em Frente para a Educação Brasileira
Na esteira do Programa Escola em Tempo Integral, uma estratégia inovadora para aprimorar a educação básica, a rede estadual brasileira alcançou um marco significativo ao pactuar 11.704 matrículas de tempo integral, enquanto os municípios sul-mato-grossenses comprometeram-se com 7,5 mil vagas. Contudo, o cenário é ainda mais amplo quando se considera a região Centro-Oeste, onde 74.008 matrículas de tempo integral foram planejadas, com destaque para as redes estaduais, que pactuaram 43.220 vagas, e as municipais, que garantiram 30.788 matrículas. O impacto dessa iniciativa é ainda mais notável quando se analisa o panorama regional, pois 322 redes municipais da região Centro-Oeste planejaram matrículas de tempo integral para o ciclo 2024-2025, o que representa 69,1% das redes da região.
Tempo Integral: Unindo Esforços para o Crescimento Educacional
No Brasil, o governo federal, os estados e os municípios uniram esforços para viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro. Em decorrência disso, foram pactuadas 943.248 matrículas por 5.097 municípios, pelos 26 estados e pelo Distrito Federal, correspondendo a 92,8% das vagas ofertadas. Nesse contexto, o Programa Escola em Tempo Integral assume um papel fundamental, induzindo a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica.
Tempo Integral: O Poder da Educação
Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, o programa busca viabilizar o cumprimento da Meta 6 do PNE 2014-2024, política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro. Ao longo do primeiro ciclo do Escola em Tempo Integral, executado entre 2023 e 2024, os municípios, os estados e o Distrito Federal declararam 965.121 matrículas de tempo integral. Compreendendo a importância de uma educação de qualidade, o governo federal comprometeu-se a apoiar a criação de 3,2 milhões de novas matrículas de tempo integral em todas as etapas e modalidades até 2026, marcando um passo firme em direção ao futuro.
Fonte: © MEC GOV.br
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