Terceira edição do CasaLibras promove cultura surda nas escolas. Videoconferência na quarta-feira (16) aborda educação básica, educação bilíngue, ensino fundamental, educação infantil e ensino médio.
A educação inclusiva é um dos principais objetivos do Ministério da Educação (MEC), que está apoiando a terceira edição do Campeonato Artístico-Literário para alunos surdos do CasaLibras, projeto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Essa iniciativa visa promover a educação de qualidade para todos, independentemente das barreiras linguísticas ou físicas.
O Campeonato Artístico-Literário é uma oportunidade única para os alunos surdos se expressarem e compartilharem suas habilidades artísticas e literárias. Através desse projeto, o MEC busca fortalecer o ensino e o aprendizado de línguas, incluindo a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e promover a formação de cidadãos críticos e criativos. A inclusão é um direito fundamental e o MEC está comprometido em garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade.
Um Campeonato para a Educação de Surdos
O campeonato CasaLibras é um projeto voltado para estudantes surdos e professores da educação básica de todo o Brasil. Criado durante a pandemia de covid-19, o objetivo era levar conhecimentos sobre a situação de isolamento social para crianças e estudantes surdos. Com o tempo, o projeto cresceu e agora promove ações de boas práticas para a educação bilíngue de surdos, focando em estudantes surdos.
A Diretoria de Políticas de educação bilíngue de Surdos (Dipebs) da Secadi está divulgando as ações e intermediações junto às escolas de educação bilíngue de todo o país. Além disso, está ajudando com o repasse de recursos para a expansão do projeto, a fim de aumentar o número de participantes nas cinco categorias da educação básica: educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais e finais), ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA).
Para a diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos, Patrícia Luiza Rezende, o projeto CasaLibras é importante para essa modalidade educacional, pois estimula o desenvolvimento artístico-cultural e motiva produções literárias na língua brasileira de sinais (Libras) por crianças surdas. Isso contribui para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes público-alvo da modalidade em todos os níveis de ensino da educação básica.
Um Evento para Divulgar o Campeonato
No dia 16 de outubro, às 19h, haverá uma videoconferência para divulgar informações sobre o terceiro campeonato artístico-literário. A transmissão será realizada pelo canal do MEC no YouTube e pelo canal do Projeto #CasaLibras da UFSCar. Além de divulgar o apoio do MEC no projeto, o evento busca destacar o papel dos professores na promoção da cultura surda nas escolas por meio do campeonato. Vai, também, passar orientações sobre o envio de trabalhos e acesso aos formulários de inscrição.
Na ocasião, estarão presentes a diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos, Patrícia Luiza Rezende, e a coordenadora-geral de Atendimento Especializado da Dipebs, Marisa Lima. O foco da competição é a criação de materiais voltados para crianças surdas e para a formação de docentes bilíngues.
Como Participar do Campeonato
As inscrições para participar do campeonato estão abertas até 1º de novembro e devem ser feitas por um formulário on-line na página do evento. Os alunos trabalharão em criações artísticas coletivas de uma releitura do quadro ‘Campo de Girassóis’, de Van Gogh, que contenha elementos culturais surdos. Terão que fazer, ainda, um vídeo com descrição-síntese sobre Van Gogh e Cacau Mourão, poeta surdo e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que realizou uma releitura em Libras do quadro.
Fonte: © MEC GOV.br
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