Repactuação é discutida em reunião da comissão gestora de educação escolar indígena, abordando avanços, desafios, políticas públicas e continuidade da alfabetização de jovens em territórios etnoeducacionais.
O Ministério da Educação (MEC) lançou uma nova estratégia para o desenvolvimento de territórios etnoeducacionais no Brasil. A iniciativa visa melhorar a acessibilidade e inclusão, garantindo que todos os jovens e adultos tenham acesso à educação de qualidade, independente da sua origem social ou geográfica.
Por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), o MEC buscou reforçar a importância da educação para promover a igualdade e justiça social. O objetivo é fortalecer a estrutura educacional e aumentar a participação da sociedade na discussão sobre a educação, através de ações conjuntas com diversos setores. Nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro, o MEC promoveu a segunda reunião ordinária para debater o Território Etnoeducacional do Médio Xingu (TEEMX) e repactuar os territórios etnoeducacionais.
Reforçando a Coordenação Federativa para Educação Escolar Indígena
A secretária da Secadi, Zara Figueiredo, destaca a necessidade de uma ação mais eficaz no âmbito da educação, enfatizando a importância do MEC em sua coordenação federativa com os estados para assegurar uma implantação eficaz das políticas educacionais. ‘A ausência de uma presença mais sólida do MEC gerou dificuldades na execução das ações e dos programas estabelecidos em lei’, acrescenta. ‘O nosso modelo federativo exige que todos estejam de acordo e trabalhem juntos.’ Surge, então, a necessidade de um diálogo mais profundo e o estabelecimento de um modelo de governança mais eficaz para o fortalecimento das políticas públicas relacionadas à educação, garantindo uma educação escolar indígena de qualidade.
O TEEMX abrange territórios indígenas em Altamira, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio, no Pará, reunindo, ao todo, nove povos indígenas: Juruna, Xipaya, Kuruaya, Arara, Kayapó, Xikrin, Assurini, Araweté e Parakanã. A reunião contou com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Comissão Gestora do TEEMX e das secretarias municipais e estaduais de educação.
Fonte: © MEC GOV.br
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