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O Ministério participou do lançamento de cursos no Ceará sobre educação inclusiva e direitos humanos, em parceria com a Secretaria de Educação.
O Ministério da Educação (MEC) – através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) – marcou presença, na última sexta-feira, 5 de julho, em São Paulo (SP), no XVI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (Conpe), organizado pela Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). A importância da Psicologia Escolar na promoção do bem-estar e desenvolvimento dos estudantes foi amplamente discutida no evento.
No segundo dia do congresso, especialistas renomados debateram sobre as práticas inovadoras em Psicologia Escolar e sua relevância para a melhoria do sistema educacional. A Educação Psychologica foi um dos temas centrais, destacando a importância da integração entre a Psicologia Escolar e as práticas pedagógicas. O XVI Congresso de Psicologia Escolar foi um marco para a comunidade acadêmica, reforçando o compromisso com a qualidade da educação no Brasil e o papel fundamental da Psicologia Escolar nesse contexto.
Psicologia Escolar na Educação: Congresso de Psicologia Escolar e Políticas de Inclusão
A Secretaria de Educação, representada pelo diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secadi, Alexandre Mapurunga, marcou presença no Fórum de debates sobre ‘Psicologia Escolar e Políticas de Inclusão’. O evento foi uma oportunidade para discutir as políticas públicas de educação especial na perspectiva inclusiva.
Durante o encontro, o diretor enfatizou a importância dos 30 anos da Declaração de Salamanca, um marco político que ressalta a escola comum como o melhor ambiente para ensinar todas as crianças. Ele também destacou o papel fundamental do retorno do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no fortalecimento da educação especial inclusiva.
Investimentos significativos foram feitos este ano, com R$ 64 milhões destinados à formação de professores e gestores, além de R$ 201 milhões em recursos pedagógicos para o Atendimento Educacional Especializado. O Congresso de Psicologia Escolar, que se estende até sábado, 6 de julho, reúne pesquisadores, professores e estudantes atuantes na área da educação, com a participação de instituições renomadas como a Capes, o CNPq e o CFP.
Com o tema ‘Profissionais da educação: por uma Psicologia em defesa dos Direitos Humanos’, o Congresso visa promover discussões sobre a interseção entre Psicologia e Educação, enfatizando o compromisso com o direito à educação para todos.
Na quarta-feira, 3 de julho, o diretor Alexandre Mapurunga participou do lançamento de três cursos de aperfeiçoamento oferecidos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com foco em educação inclusiva. Os cursos, que contam com 1.650 vagas, abordam temas como gestão da educação especial, prática pedagógica inclusiva e formação em Direitos Humanos.
Essas iniciativas fazem parte da política de formação da Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secadi, em parceria com instituições de ensino em todo o país. Alexandre Mapurunga, que possui mestrado pela UFC, ressaltou a importância desses cursos para a promoção da educação inclusiva e o fortalecimento de uma escola acolhedora para todos.
Fonte: © MEC GOV.br
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