Inclusão social, formação para docência de educação étnico-racial e escolar quilombola na política nacional de equidade.
Em uma parceria inédita entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), foi lançado o curso de extensão Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, no Campus Santo Antônio da UFSJ.
A cerimônia de lançamento contou com a presença de Márcio Pochmann, ex-diretor da UFSJ e professor da Universidade de São Paulo (USP), e Zeila Barreto, Secretária de Educação do município de São João del-Rei, que destacaram a importância da educação para abordar as questões de equidade e política em escolas de todo o Brasil. O curso visa promover a inclusão dos quilombolas na educação escolar, oferecendo parâmetros pedagógicas para professores e gestores de escolas públicas, enfatizando a educação como forma de construir uma sociedade mais justa e equitativa.
Formação Pedagógica: Desenvolvendo Práticas Inclusivas em Educação Escolar
A implantação de cursos como o ‘Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola‘ é um passo importante para a construção de uma política eficaz de educação que aborde as questões de equidade e inclusão em instituições escolares brasileiras. A diretora de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola do MEC, Wilma Coelho, enfatizou a importância de trabalhar conjuntamente para implementar mudanças em um sistema educacional com dimensões continentais, como o do Brasil.
Educação e Política: Conjugando Esforços para a Equidade
O curso, desenvolvido pela UFSJ em parceria com a Secadi e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), visa criar um ambiente escolar mais inclusivo e promover a implementação do ensino de histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, conforme exigido pelo artigo 26A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A extensão busca desenvolver projetos educacionais antirracistas e capacitar profissionais para implementar práticas pedagógicas que valorizem tradições, culturas e línguas ancestrais afro-brasileiras e quilombolas.
Desafios na Implementação da Política Nacional de Equidade
A diretora do MEC destacou que a construção de uma política de educação que aborde as questões de equidade e inclusão não é um desafio pequeno, e que não é possível fazer isso isoladamente. ‘A educação para as relações étnico-raciais e a educação escolar quilombola sintetizam e demandam a reorientação de todo o sistema, por meio da adoção de novos encaminhamentos, práticas pedagógicas e procedimentos para o enfrentamento do racismo estrutural. Esse é o nosso objetivo com um curso dessa natureza’, afirmou Wilma Coelho.
Parcerias e Desenvolvimento de Práticas Inclusivas
O curso é oferecido em parceria com 45 instituições em todo o país e visa capacitar professores e gestores de escolas públicas para implementar mudanças em suas instituições. As atividades serão desenvolvidas no Ambiente Virtual Colaborativo de Aprendizagem da Capes, utilizando recursos didáticos acessíveis e de acesso aberto. Composto por quatro módulos, totalizando 120 horas, o curso busca desenvolver projetos educacionais antirracistas e promover a inclusão em instituições escolares.
Fonte: © MEC GOV.br
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