Formação continuada para gestão pedagógica e administrativa de professores alfabetizadores em turmas multisseriadas de escolas públicas.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou recentemente a implementação do Programa de Acompanhamento e Formação Continuada para o ensino multisseriado no processo de alfabetização (Praema), visando aprimorar a qualidade do ensino em escolas públicas que adotam o modelo multisseriado. Essa iniciativa tem como objetivo principal oferecer suporte aos professores alfabetizadores, promovendo melhorias na gestão pedagógica e administrativa das instituições de ensino.
Com o intuito de fortalecer o ensino em várias séries, o Praema busca atender às demandas específicas do ensino em diferentes anos, proporcionando formação continuada e acompanhamento pedagógico aos educadores envolvidos no ensino em múltiplos ciclos. Através desse programa inovador, o MEC reafirma seu compromisso com a qualidade da educação básica, investindo no desenvolvimento profissional dos docentes e na melhoria constante do ensino multisseriado nas escolas públicas do Brasil.
Desafios do Ensino Multisseriado
O ensino multisseriado envolve turmas compostas por estudantes de diferentes séries, anos ou ciclos em um mesmo ambiente de aprendizagem. Segundo o estudo mencionado sobre o tema, em 2019, mais de 80 mil turmas multisseriadas estavam em funcionamento no Brasil, atendendo a mais de 1,2 milhões de estudantes.
Acompanhamento e formação são essenciais para os professores que atuam nesse contexto educacional complexo. O processo de ensino em várias séries requer uma gestão pedagógica e administrativa eficiente, além de um suporte adequado para os alfabetizadores que lidam com turmas multisseriadas.
A secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, ressalta a importância de os professores dominarem uma ampla gama de conteúdos e serem capazes de ensiná-los simultaneamente. Isso evidencia a necessidade de uma formação específica para os educadores que enfrentam os desafios do ensino em múltiplos ciclos.
No intuito de melhorar os resultados de aprendizagem das crianças em processo de alfabetização, o Programa desenvolvido em parceria com estados, municípios e instituições de ensino superior busca fortalecer as habilidades de oralidade, leitura e escrita. Esse apoio visa contribuir para a qualidade do ensino em turmas multisseriadas.
A pandemia trouxe à tona a urgência de lidar com as salas multisseriadas como uma realidade a ser enfrentada. Schweickardt destaca que as salas de aula multisseriadas são uma realidade em muitas escolas brasileiras e demandam atenção e apoio para garantir uma educação de qualidade.
A SEB está comprometida em oferecer suporte técnico e financeiro para as ações de formação desenvolvidas pelas instituições de ensino superior e escolas. O Praema, iniciado em 2023, é uma iniciativa que visa fortalecer a formação dos professores, especialmente os alfabetizadores, nas regiões como o Arquipélago do Marajó.
Além disso, o Programa Escola e Comunidade (Proec) e o Praema serão fundamentais para integrar escola, famílias e comunidades em ações de formação. Um projeto piloto em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) está previsto para 2024, visando aprimorar a formação docente e a prática pedagógica em turmas multisseriadas.
A formação dos professores que atuam nessas realidades desafiadoras é essencial para garantir uma educação de qualidade e promover o desenvolvimento integral dos estudantes. O compromisso com o ensino multisseriado requer uma abordagem integrada e contínua para superar os obstáculos e potencializar as oportunidades de aprendizagem.
Fonte: © MEC GOV.br
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