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Indígenas debatem criação da Universidade Indígena em Tabatinga, Amazonas, com lideranças, professores e estudantes. Consultas incluem Ministério da Educação e Secretaria de Educação.
Em Tabatinga (AM), o Ministério da Educação (MEC) promoveu mais um Encontro para discutir a implementação da Universidade Indígena. O sexto Seminário, organizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), aconteceu na quinta-feira, 25 de julho, reunindo professores, estudantes e lideranças indígenas do Amazonas em busca de soluções educacionais inovadoras.
A Universidade Indígena é um projeto ambicioso que visa fortalecer a educação superior entre os povos nativos, proporcionando um espaço de aprendizado e pesquisa voltado para suas tradições e conhecimentos ancestrais. Além disso, os Debates realizados durante os encontros contribuem para a construção de uma proposta educacional inclusiva e respeitosa com a diversidade cultural do país, promovendo assim o diálogo e a troca de experiências entre diferentes comununidades indígenas.
Universidade Indígena: Reunião para Criação da Instituição
Na reunião, estiveram presentes 416 participantes das etnias Kaixana, Witoto, Kokama, Kambeba, Tikuna, Kanamari, Matses, Matis e Marubo. Os seminários têm como objetivo principal ouvir os povos originários brasileiros sobre a criação da Universidade Indígena, bem como coletar informações para assegurar uma instituição que reflita genuinamente a cultura indígena.
A iniciativa faz parte das ações do grupo de trabalho (GT) estabelecido pela Portaria nº 350/2024 e tem como propósito subsidiar a criação, implementação e organização da instituição. O Ministério da Educação está realizando consultas para a criação da Universidade Indígena, em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério dos Povos Indígenas.
Durante o encontro, a coordenadora de Educação Escolar Indígena da Secadi/MEC, Fernanda Frade, ressaltou a importância de a Universidade Indígena se conectar com a educação básica e a formação de professores indígenas. Ela enfatizou que os desafios para estabelecer a instituição são significativos e que a participação ativa dessa parcela da população é fundamental.
Os seminários são uma série de encontros que o Ministério da Educação realizará ao longo de aproximadamente dois meses, com o intuito de ouvir os povos originários. A consulta abrangerá 12 estados brasileiros, sendo que o próximo encontro está agendado para 29 de julho, em São Gabriel da Cachoeira (AM), com a presença de representantes de diversas instituições e dos povos indígenas do estado.
A criação de universidades indígenas e outras instituições de educação superior é uma demanda antiga dos povos originários, apresentada nas Conferências Nacionais de Educação Escolar Indígena (Coneei) I e II, realizadas em 2009 e 2018. Essas conferências são espaços fundamentais para a consulta aos representantes dos povos indígenas e para a proposição de políticas públicas visando aprimorar a qualidade da educação escolar indígena em todas as esferas governamentais.
Fonte: © MEC GOV.br
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