Neurologista cobra indenização por queimaduras graves causadas por pimenta “olho de pássaro” em alimento impróprio para consumo humano, alegando danos permanentes devido à baixa tolerância.
Uma médica neurologista da Califórnia (EUA) entrou com uma ação judicial contra um restaurante tailandês, alegando que o local lhe serviu um aperitivo com pimenta extremamente forte que lhe causou lesões graves nas cordas vocais, esôfago e nariz. A médica afirma que o prato foi preparado com uma quantidade excessiva de pimenta, o que resultou em queimaduras severas.
O incidente ocorreu quando a médica pediu um prato no restaurante Coup de Thai, que é conhecido por seus temperos e condimentos picantes. No entanto, a médica não estava preparada para a intensidade do prato, que continha uma quantidade extremamente alta de pimenta. A médica afirma que o restaurante não a alertou sobre a intensidade do prato e que ela não estava ciente dos riscos associados ao consumo de alimentos extremamente picantes. A segurança dos clientes deve ser a prioridade de qualquer restaurante.
O Caso da Pimenta: Uma História de Danos Permanentes
Harjasleen Walia, uma profissional da área médica, afirma que o consumo do aperitivo ‘Dragon Balls’ do restaurante Coup de Tha causou danos permanentes à sua saúde. O julgamento está marcado para acontecer no dia 25 de agosto de 2025. Segundo Walia, o petisco é ‘impróprio para consumo humano’ devido à alta concentração de pimenta.
Walia visitou o local com uma amiga em julho de 2021 e pediu o prato ‘Dragon Balls’, que é uma combinação de frango frito picante com hortelã, chalota, cebolinha, coentro, folhas de limão kaffir, pimenta e pó de arroz. O prato custa US$ 11 (R$ 56). No entanto, devido à sua baixa tolerância a comidas apimentadas, Walia solicitou ao garçom que o prato fosse preparado com menos pimenta. Segundo ela, o chef foi avisado sobre o pedido, mas o restaurante afirma que não há como retirar a pimenta do produto, pois o condimento já estaria embutido no alimento.
A Reação Adversa à Pimenta
Walia relata ter sentido uma sensação intensa de queimação em sua boca, garganta e até em seu nariz, além de ficar lacrimejamento e ter tosse intensa após consumir o alimento. Ela procurou um pronto-atendimento e foi diagnosticada com queimaduras nas cordas vocais, esôfago e nariz, o que provocou danos permanentes à sua voz e garganta. Segundo o Daily Mail, a mulher pede uma indenização na Justiça de US$ 35 mil (cerca de R$ 200 mil) para cobrir gastos com despesas médicas, perda de renda e outros danos.
O processo destaca que o restaurante deveria ter tomado precauções adequadas para evitar reações adversas a pratos excessivamente apimentados e frisa ainda sobre o risco do uso da pimenta ‘olho de pássaro‘, ingrediente comum em pratos asiáticos, extremamente picante. Walia afirma ter solicitado produtos lácteos, como leite ou iogurte, para tentar aliviar a queimação causada pela pimenta, mas, segundo ela, o restaurante não forneceu nenhum dos itens.
A Responsabilidade do Restaurante
O restaurante afirma que nunca aconteceu um caso semelhante com qualquer outro cliente e que não há como retirar a pimenta do produto. No entanto, Walia acusa o restaurante, os donos e seus funcionários de negligência por não treinarem a equipe para saber dosar a intensidade da pimenta e por não se informarem sobre os riscos que o consumo do alimento pode causar em algumas pessoas. O caso destaca a importância da responsabilidade dos restaurantes em relação à segurança alimentar e à saúde dos clientes.
Fonte: @ Terra
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