Reunião semanal do COE Dengue fortalece parceria entre a pasta e sociedades científicas e conselhos federais de medicina, alinhando estratégias de enfrentamento a doenças como dengue, Zika e chikungunya no centro de operações de emergência em saúde pública.
O Ministério da Saúde, atuando no Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses, busca fortalecer o combate às arboviroses, destacando a importância de se prevenir contra dengue, Zika e chikungunya. A busca por soluções eficazes é fundamental para o enfrentamento dessas doenças.
Os encontros semanais realizados pelo COE Dengue são o resultado de uma estratégia de colaboração entre entidades de classe e o Governo Federal brasileiro. Nesses encontros, há a discussão de estratégias de enfrentamento e a troca de experiências para melhorar os indicadores de controle das arboviroses e outras doenças transmitidas por vetores. A busca por uma abordagem mais eficaz é constante, refletindo a complexidade do tema e a necessidade de soluções inovadoras.
Conscientização sobre a Importância da Prevenção
Na última quarta-feira (30), uma reunião de alto nível contou com a presença de renomados especialistas e representantes de diversas organizações científicas, incluindo a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), entre outras. Nesse encontro, foi ressaltada a importância de uma comunicação eficaz e acessível na área da saúde, enfatizando a necessidade de abordar os desafios atuais, como as arboviroses, de maneira coordenada e estratégica.
O Centro de Operações de Emergência tem mantido uma relação estreita com a sociedade civil, promovendo o diálogo com sociedades científicas, centrais sindicais, sindicatos e associações profissionais, como os conselhos federais de medicina, enfermagem, fisioterapia, farmácia e psicologia, entre outros. Esse processo reforça a construção coletiva das estratégias de enfrentamento, coordenadas pelo COE, afirma o secretário-adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Rivaldo Venâncio.
Material de divulgação Para apoiar as ações de prevenção e controle das arboviroses, o Ministério da Saúde disponibiliza materiais de divulgação no portal da campanha de prevenção contra o mosquito. Os recursos incluem informações atualizadas e materiais educativos para estados, municípios, profissionais de saúde e qualquer pessoa ou instituição interessada em contribuir com as campanhas de conscientização. A iniciativa visa ampliar o acesso a informações confiáveis e promover ações de prevenção em todo o país, reforçando a importância do engajamento de todos os setores da sociedade no combate às arboviroses.
Com a união de esforços, a pasta espera reduzir os impactos dessas doenças e proteger a saúde da população brasileira. O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses foi instituído pela Portaria GM/MS nº 6.531, de 8 de janeiro de 2025 como uma ferramenta estratégica para monitorar e responder de forma integrada e coordenada às epidemias de arboviroses. A criação do COE reflete o compromisso do Brasil com a gestão eficiente e ágil frente às emergências de saúde pública relacionadas a essas doenças.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo