ouça este conteúdo
Hospital Municipal Oceânico terá 20 leitos e nova ambulância para SAMU 192. Oferecerá Unidades Intermediárias, Tratamento de Câncer e Cuidados Paliativos Domiciliares.
Neste sábado (6), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve no Hospital Municipal Oceânico Dr. Gilson Cantarino O’Dwyer (HMOGC), em Niterói (RJ), para verificar a disponibilização de 20 novos leitos de UTI e uma ambulância para renovação da frota do SAMU 192. Essa ação contribui para a melhoria da capacidade de atendimento a pacientes com câncer na região.
A visita da ministra também ressaltou a importância das unidades de terapia intensiva no combate às doenças graves, como o câncer. A ampliação dessas unidades de cuidados intensivos é fundamental para garantir um tratamento adequado e eficaz aos pacientes mais necessitados.
Expansão de Leitos de UTI no Hospital Municipal Oceânico
Dentre os novos leitos, 10 serão destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), oito cirúrgicos e dois para Unidades Intermediárias (UI). No Hospital Municipal Oceânico, a implementação dessas unidades de terapia intensiva é crucial para a melhoria dos cuidados intensivos oferecidos aos pacientes. Durante a agenda, Nísia ressaltou a importância da entrega desses leitos e como eles serão fundamentais para a população atendida.
Avanços no Tratamento de Câncer e Cuidados Paliativos Domiciliares
Houve uma mudança significativa com foco no tratamento do câncer, destacando o papel extraordinário que esse trabalho desempenhará, especialmente diante do envelhecimento da população. A visão da linha de cuidado do Hospital Municipal Oceânico foi ressaltada como um marco importante para a continuidade dos cuidados oferecidos.
Além dos leitos de UTI, foi implementado o programa de atendimento de cuidados paliativos domiciliares, do Ministério da Saúde, visando atender pacientes que necessitam de assistência domiciliar após a alta hospitalar. Esse programa oferece um atendimento qualificado e humanizado, garantindo suporte contínuo aos pacientes em suas residências.
Referência em Atendimentos de Saúde e Consultas Ambulatoriais
O Hospital Municipal Oceânico tornou-se referência em casos graves de covid-19, integrando a rede de saúde que realiza consultas ambulatoriais, internações e cirurgias. De janeiro a maio deste ano, foram contabilizados mais de 11,5 mil atendimentos, evidenciando o compromisso da instituição com a saúde da população.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, expressou sua gratidão pelo apoio da ministra da Saúde, destacando a parceria em iniciativas bem-sucedidas no combate a doenças como o Aedes aegypti. Os pacientes, como Ana Paula Silva Miranda Costa, também enfatizaram a importância dos novos leitos de UTI, ressaltando a qualidade do tratamento recebido na unidade.
Investimentos em Saúde e Atenção Especializada
O Ministério da Saúde aumentou em 22% os repasses Fundo a Fundo para Niterói em 2023, destinando quase R$ 192 milhões para custear demandas de atenção de média e alta complexidade, atenção especializada, assistência farmacêutica e vigilância em saúde. O município também conta com melhorias por meio do Novo PAC – Eixo Saúde, com propostas habilitadas e selecionadas para investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões. Ana FreireMinistério da Saúde
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo