Nova ferramenta de IA do MP-RJ analisa registros de candidaturas, facilitando avaliação, impugnação e pesquisa manual no banco de dados eleitoral.
Estreou recentemente a nova plataforma de Inteligência Artificial do Ministério Público do Rio de Janeiro para avaliação dos documentos de inscrição para as eleições de 2022.
A IA desenvolvida pela equipe de tecnologia do MP-RJ promete agilizar o processo de verificação dos dados dos candidatos, garantindo maior eficiência e transparência no pleito eleitoral. A utilização da Inteligência Artificial nesse contexto demonstra o avanço tecnológico na área jurídica, contribuindo para uma análise mais precisa e rápida das informações apresentadas.
Inteligência Artificial na Avaliação de Candidaturas
O uso da Inteligência Artificial no processo de avaliação de candidaturas traz uma nova perspectiva para a análise de registros eleitorais. O Robô do Registro de Candidatura, por exemplo, é uma ferramenta de IA desenvolvida pelo MP-RJ que consegue identificar candidaturas irregulares de forma automatizada. Em poucos cliques, o robô consegue analisar todo um banco de dados, alertando sobre questões que podem afetar a elegibilidade dos candidatos.
Agilidade e Eficiência no Processo Eleitoral
A principal proposta por trás da utilização da Inteligência Artificial no processo eleitoral é dar celeridade à avaliação e eventual impugnação de candidaturas. Antes, os promotores de Justiça precisavam realizar uma pesquisa manual do nome de cada candidato em diferentes sistemas de informações. Com a nova ferramenta de IA, essa verificação passa a ser feita de forma automática e em grupos, otimizando o tempo e o esforço necessários para identificar possíveis inelegíveis.
Eleições Transparentes e Eficientes
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, destaca que a tecnologia da Inteligência Artificial contribui para um processo eleitoral mais limpo e eficiente. Embora o robô do registro de candidatura não substitua a análise individual dos candidatos pelos promotores de Justiça, ele atua como um filtro inicial, identificando prontamente candidaturas não elegíveis e alertando sobre possíveis irregularidades. Isso permite que os promotores tenham mais tempo para analisar minuciosamente os demais registros.
A ferramenta de IA não apenas agiliza o trabalho dos promotores, mas também impacta positivamente a produtividade ao auxiliar na verificação das bases de dados eleitorais. O promotor de Justiça Sidney Rosa, assessor da Secretaria-Geral de Planejamento Institucional, destaca que a importação automática da lista de candidatos e os alertas fornecidos pelo robô facilitam significativamente a identificação de questões críticas ou em desconformidade, otimizando o processo de avaliação de candidaturas. Com informações da assessoria de imprensa do MP-RJ.
Fonte: © Conjur
Comentários sobre este artigo