Chatbot personalizado aumentou a taxa de conversão de leads da marca Sensia em 20%, elevando-a para 40%, graças à inteligência artificial generativa que otimizou o fluxo de trabalho contínuo de atendimento ao cliente, integrado ao banco de dados.
O desenvolvimento de soluções de AI pode revolucionar o mercado imobiliário, permitindo maior eficiência na comunicação entre as partes envolvidas. A MRV&CO, renomada construtora brasileira, adotou essa abordagem ao criar um novo chatbot de atendimento para a Sensia Incorporadora. Essa solução foi projetada com base na tecnologia de inteligência artificial generativa da Microsoft em parceria com a OpenAI, em um projeto desenvolvido pela BlueShift.
A inteligência artificial aplicada nesse contexto permite que o chatbot forneça respostas personalizadas e precisas aos clientes, fortalecendo a experiência de compra e venda de imóveis de alto padrão da Sensia Incorporadora. Além disso, a inteligência artificial subjacente pode ajudar a reduzir os custos de suporte e melhorar a eficiência dos processos internos. Com essa tecnologia, a MRV&CO está se mantendo à frente nas inovações tecnológicas, preparando-se para os desafios futuros do mercado imobiliário.
Desenvolvendo Soluções com Inteligência Artificial
O grupo MRV já tinha uma experiência bem-sucedida com o uso de AI para o atendimento de vendas da MRV, que foca em imóveis populares por meio da assistente virtual Mia. Para a Sensia, a empresa enxergou a oportunidade de criar uma nova inteligência artificial aplicada, capaz de se adaptar às diferentes necessidades, dúvidas e preferências dos clientes de forma personalizada e fluida.
Definidos os objetivos, a MRV optou pela adoção do Microsoft Azure OpenAI Service, que permite ao usuário desenvolver copilotos personalizados com modelos de inteligência artificial generativa, para criar uma assistente virtual chamada Sofia. Com a API da OpenAI, foi possível criar um ambiente seguro, em que poderíamos colocar todas as informações comerciais dos empreendimentos sem disponibilizá-las de forma direta para o mercado.
A Sofia já está disponível aos consumidores em tempo integral, usando o modelo GPT para conversar com os clientes da Sensia por meio do WhatsApp ou do site da empresa. Ela é capaz de entender as intenções, as dúvidas e as preferências dos consumidores. Segundo a companhia, responde de forma natural e coerente a partir de um banco de dados com as informações dos empreendimentos da construtora.
A solução também foi integrada à plataforma da Zendesk, um software de atendimento ao cliente e gestão de suporte, a fim de viabilizar a gestão mais eficaz das interações e um fluxo de trabalho contínuo entre a inteligência artificial e os operadores humanos. Diante da inatividade do chat por mais de seis horas, a Sofia também repassa o atendimento para um atendente humano, evitando a perda de negócios em potencial.
Com a implantação, a MRV dobrou a taxa de conversão de leads, passando de 20% para 40%. Além disso, a solução gerou aproximadamente R$ 100 milhões no valor geral de vendas (VGV) anual. Outro benefício observado foi que 93% das solicitações passaram a ser resolvidas sem intervenção humana, representando um aumento na automatização de tarefas mais simples.
Houve ainda uma redução no tempo do atendimento: as primeiras respostas passaram de duas horas a imediatas. Já para finalizar o contato e encaminhar a um corretor, o tempo caiu de três dias para alguns minutos.
A MRV já começou a experimentar o GPT com a Mia , nossa assistente virtual para a MRV. É um projeto muito grande, queremos rever toda a jornada do cliente usando inteligência artificial generativa, torná-la mais personalizada de acordo com o momento do cliente e mais humanizada. Além disso, queremos ajudar o vendedor com inteligência artificial.
Fonte: @Baguete
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