Iniciativa em parceria com MEC, Rede Federal e instituição privada oferece cursos em inteligência artificial, internet das coisas, dados em nuvem e empreendedorismo digital para 5 mil estudantes, visando qualificar profissionalmente por meio de modelo de bolsa-formação e contar com instituições vinculadas à educação e tecnologia da informação.
A iniciativa visa atender as necessidades do mercado e alavancar a diversidade nas carreiras da tecnologia. Com isso, mulheres irão compor 50% das vagas.
Entre os cursos, estão programação, análise de dados, desenvolvimento de software e ciência de dados. Essas áreas são fundamentais para o equilíbrio entre a composição e a inclusão das empresas. Estas últimas irão se beneficiar da feminização dessas carreiras, que são historicamente dominadas por homens. Com a participação de mulheres, essas empresas podem contar com gênero diverso na equipe e, consequentemente, melhorar a inclusão nos processos de trabalho.
Desenvolvimento de Mulheres para a Sociedade Inclusiva
O Ministério da Educação (MEC) juntamente com a Rede Federal de educação Profissional, Científica e Tecnológica, e a multinacional Huawei inaugurou uma parceria de bolsa-formação, com investimento de R$ 5 milhões, para ajudar mulheres a se desenvolverem na carreira tecnológica, uma ação que visa a inclusão social, educacional e produtiva das mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além disso, as vagas serão compartilhadas com estudantes da rede federal, que também terão prioridade na disputa pelas vagas disponíveis.
A parceria, que foi anunciada em evento na quarta-feira, 11 de dezembro, no estado da Paraíba, visa a capacitar mulheres em diversas áreas do mundo tecnológico, como inteligência artificial, internet das coisas, nuvem e empreendedorismo digital, trazendo também o conhecimento da composição e equilíbrio de gênero como fatores importantes para o sucesso em qualquer área. Serão oferecidos cursos de bolsa para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica para que elas possam se desenvolver e se qualificar em áreas que tradicionalmente são masculinas e desenvolverem suas habilidades em diversas áreas.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo