Mulheres compõem 54% dos franqueados brasileiros, liderando redes como Kopenhagen e Calçados Bibi.
Das 47 franquias de beleza representadas no Brasil, 70% delas têm participação feminina superior a 50%. Número que aumenta para 85% quando considerada somente as franquias de cuidados com a pele, onde as mulheres são maioria. Em algumas redes tradicionais, como Kopenhagen, Sorridents e Calçados Bibi, elas já são maioria.
A participação das mulheres tem crescido entre os franqueados brasileiros nos últimos anos. Em algumas redes, como Kopenhagen, Sorridents e Calçados Bibi, elas já são maioria, chegando a 85%. Uma pesquisa divulgada pela consultoria CommUnit, em 2023, já mostrava que 54% dos franqueados brasileiros são mulheres. Muitas dessas mulheres são especialistas em franquias de beleza, como em Kopenhagen, Sorridents e Calçados Bibi, que são redes de sucesso no mercado.
Mulheres cada vez mais presentes no franchising
A participação feminina no setor de franquias vem aumentando significativamente nos últimos anos, e especialistas acreditam que essa tendência não deve parar. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, uma das principais razões para esse crescimento é o acesso a tecnologia, que vem democratizando e proporcionando recursos e informações para as mulheres. Isso também tem permitido que elas se conectem com redes de apoio e programas de mentorias, tornando-se mais atraentes para negócios que oferecem flexibilidade e oportunidades de desenvolvimento.
Dinâmicas familiares em mudança
A especialista Cristina Franco, presidente do Conselho da Associação Brasileira de Franchising, destaca que as dinâmicas familiares estão mudando, com os pais se envolvendo mais nas tarefas domésticas e na criação dos filhos. Isso permite que as mães busquem mais oportunidades e possibilidades para se aprimorar, empreender e trabalhar. Franco também afirma que a tecnologia tem sido uma grande aliada para essa transformação social e cultural, permitindo que as mulheres busquem negócios que possam conciliar carreira e família.
Transformação social e cultural
A CEO da Illuminas Assessoria e Treinamentos, Lenia Luz, concorda que a transformação social e cultural é um dos principais fatores para o aumento da participação feminina no franchising. ‘Essa mudança faz com que as mulheres busquem negócios que tenham flexibilidade para conciliar carreira e família,’ afirma Luz. ‘O modelo de franquias, com suporte e estrutura, é atraente tanto para mulheres que querem empreender como para mulheres que querem ter uma segunda renda sustentável.’
Desafios ainda presentes
No entanto, a especialista Lyana Bittencourt, CEO do Grupo de Consultorias de Franquias Bittencourt, destaca que ainda há muitos desafios que as mulheres precisam superar. ‘As mulheres ainda enfrentam a invalidação de suas competências, a ausência de políticas igualitárias dentro de empresas e a sobrecarga e o acúmulo de funções na vida profissional e pessoal,’ afirma Bittencourt. ‘Isso faz com que, muitas vezes, ela tenha que trabalhar ainda mais para provar sua competência e se mostrar merecedora do mesmo respeito e acesso às mesmas oportunidades que um homem.’
Fonte: @ PEGN
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