A entidade máxima do futebol anunciou regras para o torneio disputado entre junho e julho de 2025, incluindo disputa em sequência e nova janela de transferências.
A Fifa divulgou, nesta terça-feira, diversas regras para o Mundial de Clubes de 2025, de forma a garantir a igualdade entre as equipes participantes. Nela, a entidade máxima do futebol mundial define também critérios de desempate, número de jogadores inscritos por clube e regra de cartões.
Entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, as equipes estarão em campo para disputar a competição. O torneio será ainda retransmitido em diversos países, incluindo na Copa do Mundo, para o entretenimento das torcidas. Mundial de Clubes é um evento esportivo que reúne as equipes campeãs dos torneios de clubes de todo o mundo. A disputa é uma das competições mais importantes do calendário anual do futebol a nível internacional.
✅ Canal de Futebol Internacional no WhatsApp
Os 32 times da Copa do Mundo de Clubes de 2025 estarão divididos em oito grupos de quatro equipes, conforme planejado pela Fifa. A formação desses grupos ocorrerá por meio de sorteio dirigido, com uma divisão de potes, visando a consideração de fatores esportivos e geográficos, sempre que possível. Detalhes adicionais sobre este processo serão divulgados em breve.
O confronto direto será o primeiro critério de desempate na fase de grupos, uma inovação em torneios organizados pela Fifa, seguido pelo saldo de gols e pela quantidade de gols marcados. As duas melhores equipes de cada grupo avançarão para o mata-mata da competição, que começará nas oitavas de final. Em caso de empate nos ‘playoffs’, a partida será decidida na prorrogação com disputa de pênaltis em sequência.
Mundial de Clubes 2025: O Brasil será o único país com quatro representantes
A data para o sorteio dos grupos ainda não foi anunciada. Dos 32 participantes, 31 já foram oficializados. Atlético-MG e Botafogo disputam a última vaga na final da Libertadores no dia 30 de novembro. A premiação do Mundial de Clubes também não foi divulgada.
Cada time pode levar 35 jogadores ao Mundial de Clubes, mas podem relacionar no máximo 26 para cada partida. Dois cartões amarelos acumulados suspendem o atleta, e a contagem será zerada apenas nas quartas de final. Além disso, a Fifa definiu que não pode haver clubes que pertençam a outra equipe ou que sejam controlados pela mesma empresa ou indivíduo.
Foi confirmada a nova janela de transferências entre 1º e 10 de junho de 2025, que ficará a cargo das federações.
A Copa do Mundo de Clubes será disputada em 11 cidades
A Fifa anunciou que a edição inaugural da Copa do Mundo de Clubes será disputada em 11 cidades, com uma delas, Orlando, terá dois estádios no torneio. Nove sedes ficam na Costa Leste, e apenas duas estão na Costa Oeste (Los Angeles e Seattle). O MetLife Stadium, na região de Nova York, foi escolhido para receber a final do torneio, no dia 13 de julho de 2025. A competição terá 32 times e será disputada a cada quatro anos.
Confira os 12 estádios do Mundial de Clubes 2025:
– Miami (Estádio Hard Rock)
– Seattle (Lumen Field)
– Los Angeles (Estádio Rose Bowl)
– Orlando (Estádio Camping World e Estádio Inter&Co)
– Atlanta (Estádio Mercedes-Benz)
– Nashville (GEODIS Park)
– Charlotte (Estádio Bank of America)
– Cincinnati (Estádio TQL)
– Washington DC (Audi Field)
– Filadelfia (Lincoln Financial Field)
– Nova York/Nova Jersey (Estádio MetLife)
Veja os 31 times confirmados pela Fifa para o Mundial de Clubes de 2025:
– Boca Juniors (Argentina) – via ranking da CONMEBOL
– River Plate (Argentina) – via ranking da CONMEBOL
– Fluminense (Brasil) – vencedor da Copa Libertadores da América 2023
– Flamengo (Brasil) – vencedor da Copa Libertadores da América 2022
– Palmeiras (Brasil) – vencedor da Copa Libertadores da América 2021
– Auckland City (Nova Zelândia) – via ranking da OFC
– Pachuca (México) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2024
– Club León (México) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2023
– Inter Miami (EUA) – vencedor da Supporter’s Shield
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo