Traje espacial com detalhes vermelhos, inspirado na Linea Rossa, para exploração em ambiente hostil na superfície lunar, em um congresso internacional.
A Nasa está preparando uma nova missão histórica com o programa Artemis, e para isso, precisava de um uniforme que atendesse às necessidades dos astronautas. Em parceria com a grife italiana Prada, foi desenvolvido um novo traje espacial que promete ser um marco na exploração espacial. A expectativa é que essa peça seja usada durante a missão Artemis III, quando os astronautas voltarão a pisar na Lua depois de 50 anos.
A jornada para o desenvolvimento desse novo uniforme foi longa e exigente, mas o resultado foi um traje espacial que combina estilo e funcionalidade. Com a parceria da Prada, a Nasa conseguiu criar um uniforme que não apenas protege os astronautas, mas também os faz se sentir como verdadeiros heróis da exploração espacial. A expedição Artemis III promete ser um marco na história da exploração espacial, e com esse novo uniforme, os astronautas estarão preparados para enfrentar os desafios que a Lua reserva. O futuro da exploração espacial está chegando!
Missão Espacial: Novo Traje para Exploração Lunar
O anúncio da parceria entre a Prada e a Axiom Space foi feito durante o 75º Congresso Internacional de Astronáutica (IAC), em Milão, na Itália, na última quarta-feira (16). A colaboração resultou em um traje espacial inovador, projetado para proteger os astronautas do ambiente hostil do espaço e permitir a exploração humana do polo sul lunar.
O traje é predominantemente branco, com um torso curto que se sobrepõe ao restante da peça, e detalhes em cinza nos cotovelos e joelhos. Embora não tenha logotipo da Prada, a roupa apresenta detalhes vermelhos nos antebraços, na cintura e na mochila, que fica acoplada, em referência a uma linha de óculos da marca chamada ‘Linea Rossa’.
Missão Artemis: Viagem ao Redor da Lua
A Axiom Space, empresa privada de exploração espacial que trabalha em parceria com a Nasa, destacou que o traje foi projetado para suportar o ambiente empoeirado da superfície lunar e permitir aos astronautas desempenhar atividades seguras dentro e fora do veículo espacial.
A Nasa anunciou em janeiro deste ano que os quatro astronautas da missão Artemis II que voarão ao redor da Lua viajarão somente em setembro de 2025, na melhor das hipóteses. Inicialmente, o cronograma previsto pela agência definia que esta tripulação, a primeira a viajar à Lua desde a última missão Apollo, em 1972, iria viajar ainda em 2024, o que não será mais possível.
A missão Artemis III também teve seu cronograma reajustado para setembro de 2026, inicialmente prevista para 2025. Essa missão vai ter a primeira tripulação a descer na Lua desde 1972, marcando um importante passo na exploração espacial.
Missão Espacial: Jornada ao Polo Sul Lunar
A parceria entre a Prada e a Axiom Space é um exemplo de como a colaboração entre empresas privadas e agências espaciais pode levar a inovações importantes na exploração espacial. O traje espacial projetado para a missão Artemis é um exemplo de como a tecnologia e a criatividade podem ser combinadas para criar soluções inovadoras para os desafios da exploração espacial.
A missão Artemis é um exemplo de como a exploração espacial pode ser uma jornada emocionante e desafiadora, que exige a colaboração de equipes de especialistas de diferentes áreas. A parceria entre a Prada e a Axiom Space é um exemplo de como a criatividade e a inovação podem ser aplicadas para criar soluções inovadoras para os desafios da exploração espacial.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo