MEC realiza encontro em Fortaleza para discutir plano de educação e estratégia de cooperação na Região Nordeste.
É o momento de discutir educação em uma perspectiva estratégica e interinstitucional. O Ministério da educação (MEC) e os Sistemas de Ensino (Sase) estão trabalhando na construção de um cenário que incentive a cooperação técnica e o compartilhamento de experiências e conhecimentos em educação em todo o país.
Um dos pontos centrais do Encontro da Região Nordeste de Estratégia para Cooperação Técnica – Planos Decenais de educação é o treinamento de educadores e a discussão de estratégias eficazes para melhorar o ensino e o aprendizado em diferentes contextos escolares. Além disso, o evento visa fortalecer a articulação entre as instituições de educação pública e privada, bem como com as organizações da sociedade civil, para desenvolver projetos de treinamento e capacitação que atendam às necessidades da educação contemporânea.
Avanços e Desafios na Estratégia de Educação
O secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino, Maurício Holanda, destacou os progressos alcançados com o atual plano de educação e os desafios que a educação enfrentará nos próximos dez anos, enfatizando a importância de uma estratégia compartilhada entre União, estados e municípios para garantir a qualidade da educação. ‘Nós temos, em parte, os mesmos desafios que já tínhamos e vamos seguir, mais uma vez, com a crença de que avançamos na última década e de que faz sentido ter um plano, que é uma linha mestra que guia o esforço da sociedade’. O secretário ressaltou que é através do regime de colaboração entre as instâncias governamentais que será possível elaborar planos de educação participativos e eficazes, que avancem na garantia do direito à educação de qualidade para todos.
A reunião busca fortalecer o compartilhamento de dados e informações educacionais, além de realizar oficinas para promover a formação dos participantes em relação à metodologia de elaboração dos planos de educação, e discutir uma proposta da Rede de Apoio Técnico para Planos de Educação. O evento faz parte de uma série de encontros que serão realizados até dezembro nas cinco regiões do país, incluindo encontros em todos os 26 estados e no Distrito Federal em 2025.
A expectativa é que esse processo de apoio técnico resulte em uma sólida experiência de articulação com estados e municípios para monitorar os planos e construir avaliações mais amplas e consistentes ao longo do próximo decênio. Participam do encontro representantes do MEC, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Fórum Nacional de Educação (FNE), das secretarias de educação dos estados da Região Nordeste, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (Fonced), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), e de fóruns estaduais e municipais de educação.
Nova Abordagem para o Ensino
O governo federal, por meio do MEC, elaborou o Projeto de Lei nº 2.614/2024 com o objetivo de aprovar o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio de 2024 a 2034. O processo de elaboração contou com as contribuições do Grupo de Trabalho (GT) do PNE, instituído pela Portaria do MEC nº 1.112, de 27 de outubro de 2023. Houve participação de entidades representativas das secretarias estaduais e municipais de educação, dos conselhos estaduais e municipais de educação, das comissões de educação da Câmara e do Senado, de secretarias e autarquias do MEC, e do FNE.
O novo plano foi elaborado por meio de um processo metodológico que se baseou na identificação dos principais problemas da educação nacional para definição de diretrizes, objetivos, metas e estratégias voltados à educação nacional no próximo decênio. A abordagem envolveu uma estratégia de cooperação técnica, com encontros em todas as regiões do país, incluindo a Região Nordeste, em 2025.
A iniciativa visa fortalecer a aprendizagem e o treinamento de educadores, além de promover a formação contínua para o desenvolvimento profissional, dentro do Centro de Convivência da Universidade Federal. A expectativa é que essa abordagem resulte em uma experiência de ensino mais eficaz, que atenda às necessidades da Região Nordeste e contribua para o desenvolvimento da educação em todo o país.
Fonte: © MEC GOV.br
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