Na Noruega, veículos elétricos superam veículos a gasolina, mas ainda perdem para veículos a diesel na frota de carros, desafiando a transição energética.
No mercado de transporte, um fenômeno inédito está ocorrendo na Noruega, onde o número de veículos elétricos está superando o de veículos a gasolina, de acordo com dados recentes da Federação de Estradas do país (OFV). Essa mudança de tendência é um reflexo da crescente conscientização ambiental e da busca por alternativas mais sustentáveis para o transporte.
Essa inversão de posições é um marco importante, como destacou o diretor da OFV, Øyvind Solberg Thorsen, que afirmou: ‘Isso é histórico. Um marco que poucos vislumbravam há dez anos’. Além disso, a popularidade dos carros elétricos está impulsionando a adoção de veículos particulares mais ecológicos, o que pode ter um impacto positivo no meio ambiente a longo prazo. A eletrificação do transporte é o futuro e a Noruega está à frente dessa tendência.
Veículos Elétricos na Noruega: Um Novo Paradigma
Os veículos elétricos não são os mais comuns na Noruega, mas estão se tornando cada vez mais populares. No entanto, os veículos a diesel ainda lideram o mercado. Com 2,8 milhões de veículos particulares registrados no país, 754.303 são veículos totalmente elétricos, enquanto 753.905 funcionam a gasolina. Os quase 1,3 milhão de veículos restantes são, na verdade, veículos a diesel.
A eletrificação da frota de carros de passageiros está avançando rapidamente, e a Noruega está se movendo rapidamente para se tornar o primeiro país do mundo com uma frota de carros de passageiros dominada por veículos elétricos. Øyvind Solberg Thorsen, diretor da OFV, destaca a importância da transição energética no setor automobilístico.
Transição Energética na Noruega
A Noruega estabeleceu como meta que até 2025 todos os carros vendidos sejam de algum tipo que não emita gases poluentes, incluindo veículos totalmente elétricos e a hidrogênio. Essa meta é dez anos à frente do objetivo da União Europeia (UE). As autoridades norueguesas ofereceram incentivos fiscais para veículos elétricos, tornando-os competitivos em comparação a veículos a gasolina, diesel e até híbridos. Em agosto, veículos totalmente elétricos representaram um recorde de 94,3% das novas inscrições de carros, impulsionados pelas vendas do Tesla Model Y.
Paradoxalmente, a Noruega é um grande produtor de gás e petróleo. No entanto, o país está comprometido em reduzir suas emissões de gases poluentes e promover a transição energética no setor automobilístico.
Veículos Elétricos na Europa
As vendas de carros elétricos começaram a cair no final de 2023, conforme modelos híbridos se tornam mais populares. Atualmente, representam apenas 12,5% dos novos carros vendidos no Velho Continente, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA). No entanto, sua participação no mercado deve aumentar em 2025, para entre 20% e 24% das novas inscrições de carros, segundo o think tank Transport & Environment (T&E). Há quem duvide da capacidade da UE de banir completamente os carros a gasolina e a diesel até 2035.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo