A EcoRodovias venceu o leilão com valor mínimo de R$ 2,19 bilhões, gerando também R$ 695 milhões de ágio, sob o projeto de privatização da Nova Raposo, realizado pelo governo de São Paulo.
Com a anuência de sua base política, o governador Tarcísio de Freitas ampliou o leque de privatizações no estado de São Paulo, avançando com um pacote de mais R$ 100 bilhões em novas vendas de estatais.
Entre as empresas que podem ser privatizadas estão a CESP, que é responsável pela geração de energia elétrica em mais de 200 cidades brasileiras. A ideia de Tarcísio de Freitas para a geração de receita com a privatização da CESP é aumentar a competitividade no setor elétrico e aumentar a capacidade de geração de energia no Brasil.
Privatizações: EcoRodovias Arremata Nova Raposo com Ágio de 47.111,67%
A mais recente etapa das privatizações rodoviárias brasileiras contou com a EcoRodovias no topo do ranking, com uma oferta de R$ 2,19 bilhões para a concessão da Nova Raposo. O leilão, realizado na B3, em São Paulo, na tarde de quinta-feira, 28 de novembro, superou as expectativas da empresa, que obteve um ágio de 47.111,67% sobre o valor mínimo da outorga, de R$ 4,6 milhões, estabelecido pelo governo. Essa proposta foi suficiente para superar os concorrentes, incluindo a EPR (R$ 1,17 bilhão), CCR (R$ 1,04 bilhão) e Via Appia (R$ 477,48 milhões).
A proposta da EcoRodovias representou um grande sucesso tanto para a empresa quanto para o governo paulista, que está realizando o Programa de Parcerias de Investimentos de São Paulo (PPI-SP), que visa atraír investimentos para o estado, com um total de R$ 470 bilhões em projetos e uma ampla gama de parcerias. A Nova Raposo é uma das últimas concessões a serem negociadas, marcando o fechamento das negociações do ano. O PPI-SP inclui 24 projetos, sendo que alguns dos mais importantes incluem a ampliação da rede metroviária e ferroviária, a construção de escolas e casas populares, a gestão de parques públicos urbanos e o leilão da Sabesp, concluído em julho.
O sucesso da EcoRodovias no leilão da Nova Raposo reflete a estratégia de crescimento sustentável do grupo. Marcello Guidotti, CEO da EcoRodovias, enfatizou em nota que o novo ativo tem ‘total sintonia’ com a estratégia de crescimento sustentável do grupo. Com a aquisição da Nova Raposo, a empresa chega a uma malha total de mais de 4,8 mil quilômetros de rodovias sob sua gestão em todo o País.
A Nova Raposo inclui 92 quilômetros de trechos de quatro rodovias que atravessam dez cidades entre a região metropolitana de São Paulo e o sudoeste do estado. Com prazo de 30 anos, a concessão inclui o compromisso de um aporte de aproximadamente R$ 7,9 bilhões em obras e melhorias. Como parte dessa cifra, a empresa terá que investir em cerca de 78 quilômetros de faixas adicionais, 22 quilômetros de duplicações e 43 quilômetros de marginais. A partir do terceiro ano, o projeto também prevê a instalação do modelo de cobrança automática de pedágios, mais conhecido como free flow. Até então, parte dessa malha era operada pela ViaOeste, da CCR.
Fonte: @ NEO FEED
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