Uma brecha no WhatsApp permite adicionar usuários a grupos de spam, afetando até grupos de conversa, mesmo com entrada limitada a contatos conhecidos.
Aviso importante sobre o WhatsApp: uma falha no aplicativo permite que números desconhecidos adicionem usuários a grupos de propaganda, mesmo sem a sua autorização. A brecha já é relatada por usuários nas redes sociais, desde setembro, afetando até mesmo os que configuraram o aplicativo para permitir a inclusão em grupos apenas por contatos conhecidos.
É preciso estar atento a essas ações, pois elas podem afetar a privacidade e a segurança dos usuários. O WhatsApp, como plataforma de comunicação, precisa manter a segurança e a confiabilidade dos usuários, evitando o envolvimento de números desconhecidos em grupos sem consentimento. A inclusão de usuários em grupos sem autorização é uma violação da privacidade e pode levar a problemas de segurança. É importante manter o aplicativo atualizado e verificar as configurações de privacidade para evitar esses problemas.
WhatsApp: Alerta para mensagem de spam no aplicativo
O WhatsApp está permitindo que os usuários sejam adicionados em grupos de propaganda sem consentimento, o que pode ser uma brecha para golpistas e perfis suspeitos. Os grupos em questão são identificados por títulos como ‘Nome desconhecido’ e não permitem que os usuários interajam com os participantes. Ao tentar enviar uma mensagem, a plataforma exibe a mensagem ‘Você não pode enviar mensagens para o grupo porque não participa dele’. Essa situação é mais comum na versão do WhatsApp Web do que no aplicativo para celular.
Mensagens de spam, com conteúdo comercial ou promocional, são vistas por usuários ao serem adicionados nos grupos. Essas mensagens incluem números de telefone ou links para canais de atendimento e são emitidas por empresas de diferentes segmentos, como renegociação de dívidas, planos de saúde, loterias, transportadoras, lojas de suplementos e empresas de telefonia.
Ao ser perguntada sobre o assunto, a Meta, empresa proprietária do WhatsApp, não emitiu um posicionamento formal. No entanto, em teoria, o recurso de seleção de participantes em grupos deveria resolver a situação, permitindo que os usuários escolham se todos ou apenas contatos podem adicioná-los nesse tipo de conversa.
Como denunciar números e grupos desconhecidos no WhatsApp
Ao não funcionar como esperado, a solução mais eficaz é denunciar o grupo ou o número para a plataforma. Para isso, siga os passos abaixo:
Na tela da conversa, clique nos três pontinhos (⋮);
Clique em ‘Mais’ e, em seguida, em ‘Denunciar’;
Selecione se você deseja apagar a conversa – esta opção fica ativada por padrão, por isso, considere tirar prints das mensagens antes de confirmar o bloqueio;
Selecione ‘Denunciar’;
Informe por que o número está sendo bloqueado, como ‘conteúdo indesejado’ – se você não optar por bloquear o contato, esta tela não será exibida. Se o conteúdo for grave e incluir questões como ameaças à vida, também é recomendado fazer uma denúncia formal à polícia.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo