Estuda sozinha engenharia de produção na Ufla, campus de São Sebastião do Paraíso. ‘Criei vínculos de amizade com os professores.’
O primeiro ano de faculdade de Isadora, como aluno da turma de engenharia de produção, foi marcado por um ambiente de inovação e desafios. Ela participou de inúmeros seminários, sempre demonstrando seu conhecimento em produção de materiais, e aprendeu a se articular no contexto acadêmico.
Entre os objetivos da aluno que estudava engenharia de produção estão aprender a se comunicar de forma eficaz e trabalhar em equipe, habilidades muito importantes para um futuro desempenho como universitário. Além disso, para alcançar o seu objetivo de ser uma profissional com conhecimentos avançados em engenharia de produção, a discente buscava desenvolver habilidades analíticas e de resolução de problemas, bem como aprender a utilizar ferramentas de software da área.
Análise de Experiências Acadêmicas: Aluno em Carreira Solo
Como única estudante de engenharia de produção em seu 3º ano no campus da Ufla, em São Sebastião do Paraíso (MG), Isadora Rezende enfrenta desafios únicos em seu percurso acadêmico. Com apenas 21 anos, ela se tornou referência em sua turma de engenharia de produção por sua liberdade e dedicação aos estudos.
Em sua carreira solo, Isadora está livre para tirar dúvidas infinitamente, sem medo de fazer perguntas supostamente bobas. Com professores que imprimiram uma folha de chamada pessoalmente, ela tem a oportunidade de se concentrar em suas atividades acadêmicas, sem a pressão de trabalhos em grupo. ‘Eu sou só eu. Ou estou, ou não estou’, brinca Isa, destacando sua experiência única como aluna particular.
No início da faculdade, Isadora percebeu sua diferença em relação aos colegas, que preferiam engenharia de software. Porém, essa percepção não a deteve, pois ela estava determinada a seguir seu caminho. Agora, em 2023, no 3º semestre da graduação, Isadora foi forçada a seguir carreira solo. Nessa situação, ela pôde se conectar com os professores em outros momentos, como eventos e núcleos de estudo.
Isadora ressalta que sua experiência como aluna particular não é solitária, pois ela ainda consegue socializar e interagir com amigos em outros contextos. Além disso, ela participa de várias atividades extracurriculares, como atividades nos núcleos de estudo e disciplinas gerais, que a ajudam a se manter envolvida. Para ela, a parte de disciplinas é o único momento em que ela não consegue encontrar companhia, mas isso não a incomoda.
Desafios e Vantagens da Experiência Acadêmica de Isadora
O desafio de ser a única aluna de engenharia de produção no campus da Ufla não impede Isadora de aproveitar ao máximo suas aulas particulares. Ela gosta de interagir com os professores, que se preocupam com ela, e de suas atividades extracurriculares, como eventos e núcleos de estudo. Isadora ressalta que ela consegue criar vínculos de amizade com os professores, que se preocupam com ela e a ajudam nos momentos difíceis.
A experiência de Isadora como aluna particular permite-lhe se concentrar em suas atividades acadêmicas, sem a pressão de trabalhos em grupo. Além disso, ela consegue se conectar com os professores em outros momentos, como eventos e núcleos de estudo. Isadora ressalta que sua experiência é única, mas não é solitária. Ela se sente feliz e motivada para continuar seus estudos.
Experiências e Dicas de Isadora para Alunos
Para alunos que também estão enfrentando desafios em seus estudos, Isadora tem algumas dicas importantes. Ela ressalta que é importante criar vínculos de amizade com os professores, que podem ajudar a superar obstáculos. Além disso, ela sugere que os alunos se concentrem em suas atividades acadêmicas e procurem ajuda quando necessário.
Isadora também destaca a importância de participar de atividades extracurriculares, como eventos e núcleos de estudo, que podem ajudar a se manter envolvido e a se conectar com outros estudantes. Finalmente, ela ressalta que a experiência de ser aluna particular não é solitária, e que os alunos podem criar vínculos de amizade com os professores e outros estudantes em outros contextos.
Conclusão
A experiência de Isadora como aluna particular em engenharia de produção no campus da Ufla é única e desafiadora. No entanto, ela não se sente solitária e consegue se concentrar em suas atividades acadêmicas. Isadora ressalta que criar vínculos de amizade com os professores, participar de atividades extracurriculares e se concentrar em suas atividades acadêmicas são fundamentais para superar obstáculos.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo