Socorristas buscam vítimas de chuvas torrenciais em áreas inundadas.
Aos poucos, as inundações provocadas por chuvas torrenciais e intensas na província de Valência, na Espanha, revelam um quadro de desespero, devastação e muita dor. No entanto, é preciso ressaltar que o cenário é mais grave do que os números iniciais apontam, à medida que a procura por corpos de pessoas desaparecidas continua.
A tragédia se deu por conta de um fenômeno climático chamado Depressão Isolada em Níveis Altos (DINA), em que uma massa de ar frio desce sobre uma de ar quente, causando chuvas intensas, desastre e, muito especialmente, uma série de inundações que deixaram famílias sem teto e sem condições mínimas de sobrevivência. Nesse contexto, é fundamental que seja tomada uma atenção especial e imediata para com os afetados, garantindo a assistência necessária para os sobreviventes e a reconstrução dos locais danificados.
Desastres Naturais Atingem a Espanha
As chuvas intensas desencadearam uma série de inundações em vários pontos da Espanha, deixando um rastro de destruição e causando danos significativos nas áreas atingidas. A Comunidade Valenciana foi especialmente afetada, com pelo menos 51 mortes confirmadas até o momento e socorristas trabalhando arduamente para localizar vítimas em áreas inundadas.
[h2]Níveis Altos de Chuvas
De acordo com relatórios, a Depressão Isolada em Níveis Altos de Chuvas Torrenciais se manteve sobre a região, levando a uma massa de ar gelado que intensificou a precipitação. ‘A água subiu até três metros’, relatou Ricardo Gabaldón, prefeito de Utiel, cidade vizinha a Valência. ‘Nós estávamos presos como ratos. Carros e contêineres de lixo foram arrastados pela correnteza ao longo das ruas’, acrescentou.
Desastre em Escala Nacional
As chuvas intensas e as inundações resultantes afetaram comunidades autônomas como Castilla-La Mancha e Andaluzia, deixando dezenas de milhares de pessoas sem energia elétrica. As viagens ferroviárias entre a capital Madri e Valência foram interrompidas por causa dos danos nas linhas de trem. Além disso, o Congresso Nacional da Espanha suspendeu as sessões desta quarta-feira (30).
Expressões de Solidariedade
O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, expressou solidariedade às famílias das vítimas das inundações. ‘Pela estima e pelo respeito que tenho por ele, estou ao lado do rei Filipe VI, símbolo da unidade nacional neste momento de dificuldade’, ressaltou o chanceler.
Relatos de Danos
Os relatos de danos nas áreas atingidas são alarmantes. ‘Nós estávamos presos como ratos’, disse o prefeito de Utiel, Ricardo Gabaldón. ‘A água subiu até três metros’, acrescentou. Além disso, também há relatos de áreas inundadas em comunidades autônomas como Castilla-La Mancha e Andaluzia, deixando dezenas de milhares de pessoas sem energia elétrica.
Consequências
O desastre causado pelas inundações pode ter consequências econômicas significativas para a região. Estima-se que o navio afundado no mar que é alvo de disputa entre Colômbia, Espanha e indígenas contenha tesouro de até US$ 18 bilhões. Além disso, o Congresso Nacional da Espanha suspendeu as sessões desta quarta-feira (30) por causa do desastre.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo