Portões abrem às 12h, fecham às 13h. Aplicação começa às 13h30 com redação, 45 questões de linguagens e 45 de ciências humanas e documentos digitais e fotos em envelope.
Com a iminência do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aconselha os candidatos a saírem de casa com tempo suficiente para chegar à sala de exame às 12h. Para garantir a tranquilidade e evitar atrasos, é recomendável revisar com antecedência o que deve ser levado, como o RG ou documento oficial com foto, a caneta esferográfica preta, o cartão de confirmação e, claro, o lanche energético e a água em garrafa transparente.
A partir das 18h30, a g1 irá divulgar o gabarito extraoficial e realizar a correção ao vivo do exame. Durante a realização da prova, é preciso ficar atento a todas as recomendações do Inep para garantir a realização do exame de forma tranquila. Com o exame finalizado, é só aguardar a divulgação do gabarito e observar as reações dos candidatos à medida que a correção ao vivo for realizada.
Exame Nacional do Ensino Médio: O Que levar e O que não levar
Mais de 4,3 milhões de candidatos estão inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que começa neste domingo (3) com as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, e, em seguida, as de ciências da natureza e matemática. O Enem é um dos maiores exames do Brasil. O início das provas será às 13h30 e o término, às 19h. A partir das 18h30, o g1 divulgará o gabarito extraoficial das questões e fará a correção ao vivo com professores do curso Anglo.
Para não ter estresse e correr o risco de perder a prova, a recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é chegar às 12h no local do exame. A fim de evitar qualquer contratempo, o candidato deve sair com antecedência de casa, conferindo antes se está com a documentação e material necessários. Não se esqueça de que, aos domingos, a frota de ônibus e trens, geralmente, é reduzida. O local do exame consta do Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante, que pode ser acessado em https://enem.inep.gov.br/participante/. Não é obrigatório levá-lo, mas com ele em mãos facilita para localizar o prédio e a sala onde fará a prova.
Para não levar nenhum susto antes de fazer a prova, participe do joguinho abaixo feito pelo g1 e descubra o que é permitido usar no Enem. Mais abaixo, veja outros detalhes das exigências do Inep. O que levar no EnemRG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos); Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar); Cartão de confirmação de inscrição; Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (envelope não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
O que não pode no EnemTelefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado; Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens; Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros; Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas. Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser utilizado exclusivamente para guardar os equipamentos eletrônicos e não deve conter nenhum item adicional.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo